segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ACUSAÇÃO DE PLÁGIO - MAIS UM ESCLARECIMENTO.

A LUTA CONTINUA.
Conforme já abordamos e está notório, o jornal DIÁRIO DO VALE está gastando três dias de circulação de sua última edição, com uma capa e matéria me acusando de plágio. Querem, acintosamente, vincular o meu Blog pessoal ao meu cargo na Câmara Municipal, com intuito claro de me causar prejuízos morais e pessoais. É uma ato de vingança explícito pelo fato de não me curvar a seus "parceiros-patrocinadores" que visam calar a imprensa, omitir dados públicos e manter laços suspeitos de desvio do erário.
Primeiramente, esclareço que no Código Penal Brasileiro, em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, nós nos deparamos com a previsão de crime de violação de direito autoral – artigo 184 – que traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seu parágrafo 1º , consigna, que: §1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (...): Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...).
Nosso Blog não tem retorno algum financeiro ou real possibilidade de lucro. Não aceitamos nem a conta do Google que nos propicia remuneração/acesso. Nosso objetivo é passar informação qualificada e distante da ótica dos macomunados com os poderes constituídos através do voto. Lê ele quem deseja. Não temos sequer mecanismo de divulgação deste espaço. Isso, por si só, me desqualifica da acusação.
A coletânea da qual tiramos grande parte das lições inseridas na série "ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA NOVOS PREFEITOS E VEREDORES DO BRASIL" é extrato adaptado de uma pequena parte de uma oferenda pública do Tribunal de Contas do estado de Ceará, sem autor individual e sem crédito para seus realizadores. É um serviço público prestado a sociedade e sua reprodução atinge em cheio o objeto conceptivo de seus idealizadores. Reproduzir lei não é crime. O texto legal não é prerrogativa particular de ninguém. A lei é pública e quem a reproduz presta serviços a cidadania e a democracia. Não coloquei a fonte básica em meus escritos porque, a meu critério exclusivo, fiz pequenas modificações que julguei necessárias para melhor entendimento e leitura e adaptação a nossa realidade. Isso, é da minha responsabilidade e portanto, não me caberia transferir a autoria, pois aí sim, incorreria em grave erro de deturpação intelectual.
Simples assim. Nosso Blog tem 3.749 postagens em três anos de atividades e jamais fui acusado ou questionado por algo similar. Quem me conhece, sabe da minha facilidade em produzir textos, e não há dia, na minha labuta, que alguém não venha a meu gabinete pedir que realize algum escrito, que via de regra, é feito de imediato. Dezenas de vereadores e candidatos políticos são testemunhas deste fato corriqueiro em minhas atividades. Modéstia a parte, posso não ser um elitizado ou rebuscado escritor, e nem pretendo ser, mas as linhas saem de minhas mãos com extrema facilidade e agradam a muitos que rotineiramente me procuram.
Transcrevo do jornal "O GLOBO" o publicado no "Diário Oficial da União" em 17 de maio, sobre  um decreto que regulamenta a nova Lei de Acesso à Informação. A lei obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado. O projeto é de iniciativa do Executivo e vale para todo o serviço público do país. Segundo o texto, "os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal têm de "assegurar o direito de acesso à informação, proporcionado mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão". Este foi o nosso objetivo, mesmo não sendo meu dever na qualidade de Blogueiro. Prestei informação qualificada e de origem confiável, muito ao contrário de certos órgãos de imprensa, que mediante pagamentos astronômicos, omitem da sociedade as informações que ela carece e se especializam em forjar matérias de loas para seus patronos financeiros.
Muita água vai rolar. A peleja apenas se inicia.
Grato pela solidariedade de muitos em nosso Blog, no Facebook e até mesmo erm alguns comentários não censurados no DV. Enquanto a grande maioria dos atos solidários a minha pessoa se dá de forma clara, identificada e responsável, os ataques se dão como sempre, através de anonimatos e pseudônimos esdrúxulos. Porém, isso não isenta o DV da sua responsabilidade e jé estamos trabalhando neste sentido.
Agradeço o intuito de muitos que nos informaram de ações morais contra os responsáveis por essa matéria, mas não as publicarei, pois esse não é o objetivo de nosso Blog, mesmo que a recíproca não seja justa nem verdadeira.
Não me intimidam facilmente. Faria e farei tudo novamente, se preciso for. E de cabeça em pé.

domingo, 30 de dezembro de 2012

DIÁRIO DO VALE.

AÇÃO E REAÇÃO.
O Diário do Vale, em sua edição de hoje, faz um "homenagem" a este blogueiro. Coloca na capa uma matéria (com foto pessoal minha) que me acusa de plágio por ter colocado orientações básicas para prefeitos e vereadores do Brasil, e me "oferece" todo o conteúdo da página 3. Na minha introdução sobre as postagens, enfatizei que eram frutos de minha vivência e estudos sobre o assunto. O jornal me acusa de plágio ao Tribunal de Contas do estado do Ceará. A matéria do TCM-CE é uma das peças mais didáticas sobre o tema, e retalhei o que achei conveniente (menos de 20% do texto integral)para os novos prefeitos e vereadores e fiz pequenas adaptações relevantes. Não sou idiota o suficiente para não saber que seria fácil descobrir a origem básica e não me envergonho nem um pouco disso. O material disponível na Internet é público e o objetivo do site mencionado foi de esclarecer questões imprescindíveis para os novos administradores e legisladores e achei nele a melhor fonte de reprodução e origem básica. Há centenas na web sobre o mesmo assunto e baseei-me fartamente deste por considerá-lo o mais acessível e esclarecedor.
O jornal, na sua covardia agressiva típica de seus responsáveis,  atônitos pela crise financeira que enfrentam com várias ações indenizatórias na justiça tramitando contra si, usa essa bobagem para abrir caminho para ataques a minha honra em comentários no site sob pseudônimos irreconhecíveis. Não me perdoam por nosso Blog ter sido ferrenho crítico dos políticos que patrocinavam e patrocinam a sobrevivência desse jornal de interesses escusos, assim como fizeram semana passada contra o Presidente da Câmara de Volta Redonda, Dr. Jair Nogueira. Não nos perdoam por não deixarmos os poderes legislativos de Barra Mansa e Volta Redonda manterem matérias "pagas" no jornal sob a falsa cortina de "mensagens institucionais", como fizeram, fartamente, as prefeituras de Neto e Zé Renato. Não me perdoam por questionar a inércia e a complascência de certos organismos da imprensa regional que acobertam, mediante polpudos pagamentos, os desvios e as irregularidades ocorridas nas administrações macomunadas com esse "pasquim" oportunista.
Que bom que só tem isso para falar contra mim. Em contraponto, além da série de denúncias que efetuamos em nosso Blog, alerto a futura administração de Barra Mansa e ao Ministério Público para averiguar uma operação pra lá de suspeita ocorrida nos três meses que antecederam a eleição de 07 de outubro. Como sabem, nos três meses anteriores ao pleito, não se pode fazer nenhum tipo de propaganda institucional paga pelo erário. Como então, a prefeitura de Barra Mansa iria manter os seus pagamentos necessários para a aliança com o jornal durante o auge da campanha política? Aí foi onde nasceu mais uma picaretagem: O Diário Oficial da prefeitura começou a reproduzir, sem sentido e sorrateiramente, portarias de nomeações e exonerações que foram publicadas desde 2009. Qual seria o objetivo de realizar edições tão grossas e com tantas páginas, você há de me perguntar? Simples. Procure saber onde são impressos e pagas as edições desses noticiários. Lhe adianto e afirmo: na gráfica do DIÁRIO DO VALE, que graças a esse pérfido estratagema, continuou recebendo as benesses financeiras da prefeitura de Barra Mansa, que somadas, beiram a DOIS milhões de reais, extraídos do povo, somente nos últimos 5 anos.
Orgulho-me de ser contra esse esquema e orgulho-me de ser escolhido como desafeto. Quanto as acusações covardes contra a minha pessoa, que têm o intuito de me desmoralizar e me prejudicar, quarta-feira estarei acionando meu advogado para as devidas providências.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

DERRUBANDO LENDAS.

Câmara Municipal de Barra Mansa.
NEM MELHOR NEM PIOR, APENAS DIFERENTE.
Nas bocas de Candinhas, Matildes, desocupados, derrotados, despeitados, desinformados e fofoqueiros de plantão, circulam lendas sobre a Câmara Municipal de Barra Mansa. Apesar de nossa casa não ser uma casa de anjos, como nenhuma casa política do mundo é, a cada dia desmistificamos alguns factóides criados contra o Poder Legislativo de Barra Mansa. Aproveito hoje, após o término de mais uma legislatura, para relembrar alguns casos onde a lenda não se sobrepôs a verdade, muitas das vezes antecipada em nosso Blog.
Lenda A: Vereador se aposenta quando exerce um determinado tempo de mandato e tem salário vitalício.
Fato: Errado. O vereador Lula encerra, daqui a dois dias, 30 anos ininterruptos de exercício da vereança e a única aposentadoria que faz jus é a mesma concedida a todos os brasileiros contribuintes do INSS e evidentemente, não é paga pelo Município nem pela Câmara.
Lenda B: O vereador mais votado é escolhido como presidente da Câmara.
Fato: Errado. Quem elege o presidente da Câmara são os próprios vereadores em escrutínio secreto. Tanto o mais quanto o menos votado podem exercer a presidência sem nenhuma vantagem para ninguém.
Lenda C: Vereador é quem aprova aumento de passagem de ônibus.
Fato: Errado. Quem aprova o aumento das passagens é o Chefe do Poder Executivo. A Câmara sequer é consultada e o aumento não carece de apreciação nem votação legislativa.
Lenda D: Presidente da Câmara e primeiro-secretário recebem mais do que os demais vereadores.
Fato: Errado. Tanto o presidente, quando o primeiro secretário ou qualquer outro ocupante da mesa executiva percebem subsídios exatamente iguais aos demais edis.
Lenda E: A Câmara votaria o Plano de Cargos e Salários do Zé Renato no apagar das luzes.
Fato: Errado. Como falamos aqui por diversas vezes, a Câmara Municipal não votaria um plano ao apagar das luzes e nem sem o devido debate prévio com o funcionalismo.
Lenda F: A Câmara aprovaria um aumento de subsídios para os veredores mesmo após a eleição.
Fato: Errado. A Câmara, conforme mencionamos aqui, congelou os subsídios dos vereadores por oito anos (2009/2016), mesmo tendo direito a um aumento proporcional ao concedido ao Congresso Nacional (63%).
Lenda G: Vereador recebe "jeton" por sessão extraordinária.
Fato: Errado. A Câmara Municipal de Barra Mansa não paga nenhuma verba para vereador nenhum por participação em sessão extra.
Lenda H: A Câmara Municipal de Barra Mansa trabalha somente 9 meses ao ano.
Fato: Errado. A Câmara Municipal de Barra Mansa é a única da região só tem um recesso anual (janeiro), mas mesmo sem promover sessões legislativas, os gabinetes parlamentares ficam abertos e o atendimento a população não é interrompido em nenhum dia útil do ano.
Lenda I: A Câmara Municipal de Barra Mansa votaria um aumento de 100% para os secretários municipais na última sessão do ano.
Fato: Errado. Mesmo que alguns futuros secretários municipais tenham tentado persuadir alguns vereadores, essa matéria sequer foi confeccionada ou apresentada.
Lenda J: A Câmara Municipal de Barra Mansa paga auxílio-paletó pra os vereadores comprarem suas roupas de trabalho.
Fato: Errado. A CMBM jamais patrocinou ou pagou auxílio para vereador se vestir.
Lenda L: A Câmara Municipal de Barra Mansa paga verba de gabinete para contratação de assessores ou gastos com materiais de consumo e combustíveis em automóveis particulares.
Fato: Errado. A Câmara de Barra Mansa não paga nenhuma espécie de verba de gabinete ou custeio de despesas pessoais de vereadores.
Lenda M: A Câmara de Barra Mansa é inadimplente perante os seus fornecedores.
Fato: Errado. A Câmara de Barra Mansa está rigorosamente em dia com todos os seus fornecedores e prestadores de serviços eventuais, assim como com suas obrigações patronais perante o INSS e o Fundo de Previdência Municipal.
Lenda N: O Concurso Público realizado pela CMBM foi de cartas marcadas e fraudado.
Fato: Errado. Até os adversários mais ferrenhos reconhecem que o Concurso Público da CMBM foi um primor de lisura, organização e respeito constitucional. Não houve sequer uma ação contrária ao certame em vara pública de qualquer esfera.
Lenda O: A Câmara de Barra Mansa tem o custo de manutenção muito caro.
Fato: Errado. O custo "per capta" da Câmara Municipal de Barra Mansa é acentuadamente o menor da região sul-fluminense e um dos menores do estado do Rio de Janeiro.
Lenda P: A Câmara Municipal de Barra Mansa patrocina Congressos em estâncias turísticas para seus vereadores.
Fato: Errado. Nos últimos 10 anos, nenhum vereador participou de Congresso em cidade fora do estado que tenha sido patrocinado pelo erário.
Enfim, podem me chamar do que quiser, mas tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e labutar no Poder Legislativo de Barra Mansa e ser o seu Controlador Geral. É fato que vez por outra, aparece uma ideia mal concebida por parte de alguém, mas o bom senso sempre prevaleceu e fechamos o ano com a certeza absoluta de mais um dever cumprido com muito amor e trabalho.
Agradeço publicamente ao vereador Luis Antônio Cardoso, presidente da CMBM no ano de 2012, que mesmo ferrenho defensor da administração Zé Renato, teve o profissionalismo e o senso democrático de separar as coisas e permitir que eu executasse meu trabalho com toda a liberdade e isenção e desfrutasse da sua mais absoluta confiança. O que era respeito mútuo virou amizade eterna.
Aos vereadores que saem, meus sinceros desejos de boas venturas em suas atividades pessoais. Aos que entram, minhas boas-vindas e meu clamor para que Deus ilumine os seus passos vindouros.

TOP ESPECIAL. VOLUME 3. DIA 28/12. AS MELHORES DE 2012.