segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O ENGODO DA COTA PARA MULHERES.

ENGABELAÇÃO ELEITORAL.
A cota mínima de 30% de candidatas mulheres para o incentivo a participação feminina na vida política transformou-se num balela e um grande engodo. Em Barra Mansa, isso fica muito claro. Nas treze composições partidárias que disputaram o pleito visando o legislativo, percebeu-se que nenhuma atendeu as expectativas. Em vários partidos, identificamos candidatas "fantasmas" que obtiveram apenas um ou nenhum voto, comprovando a prática de se colocarem mulheres para se possibilitar maior número de candidatos homens. Analisemos um a um, e vejamos os resultados:
COLIGAÇÃO PR/DEM: Apenas 10 dos 35 postulantes que efetivamente disputaram a eleição eram mulheres, perfazendo um índice inferior ao que se determina a lei (28,57%). O desempenho das mulheres foi assim identificado: Paula Nader (720), Mimi (99), Maria da Lojinha (77), Sandra Guimarães (53), Eva Dutra (47), Danda Lelis (28), Maria de Lourdes (26), Mônica do Algodão Doce (26), Carminha (15) e Cintia Lira (14). Cida teve ZERO voto. Somente 17,22% dos votos nominais foram destinados as mulheres.
COLIGAÇÃO FORÇA DO BEM: Somente 5 dos 17 candidatos que disputaram a eleição eram mulheres perfazendo o quórum insuficiente de 29,41%. As mulheres obtiveram a seguinte votação: Zamira (262), Enfermeira Julita (180), Tina (47), Janete (35) e Dona Ângela (8). Márcia da Fazenda teve ZERO voto. O percentual de votos para as mulheres foi de apenas 6,43%.
COLIGAÇÃO JUNTOS SOMOS FORTES: Somente 5 dos 21 candidatos reais ao pleito eram mulheres, perfazendo o índice ilegal de 23,81%. O desempenho das mulheres foi compatível: Lusia Melchiades (785), Gracinha (265), Madalena (101), Perpétiua (24) e Angela do São Francisco (21). Leninha e Paula Melo tiveram apenas UM voto e Betinha ZERO voto. 24,82% dos votos foram destinados às mulheres, mas assim como a outra coligação (PP) que teve um índice razoável de votação feminina, foram as únicas que não consquistaram cadeira na Câmara Municipal.
COLIGAÇÃO RENOVAR PRA MUDAR: Apenas 9 dos 35 candidatos reais eram mulheres atingindo um índice irregular de somente 25,71%. As mulheres conquistaram os seguintes resultados: Rose Meire (122), Rosinha do Uniforme (86), Ivonete Vevete (66), Sandra do Postinho (64), Luara (63), Tia Lourdes (54), Euridice (52), Rose (50) e Clea Liz (31). Apenas 5,75% dos votos nominais foram dedicados as mulheres.
COLIGAÇÃO TEM QUE TER FÉ: Somente 7 dos 32 candidatos de fato ao pleito eram do sexo feminino, obtendo o índice irrizório e ilegal de 21,88%, O desempenho das mulheres foi: Professora Maria Lúcia (645), Prof. Fátima (528), Prof. Lúcia Meneghelle (260), Lúcia Fagundes (222), Anália (212), Alexsandra Beltrão (159) e Dra. Emília (92). Fernanda teve apenas UM voto e Angélica, Dayse Mara, Rosa e Sônia do Sindicato tiveram ZERO voto. 17,58% dos votos foram destinados às mulheres.
COLIGAÇÃO UNIDOS POR BARRA MANSA: Somente 8 dos 33 candidatos verídicos na eleição eram mulheres, totalizando apenas o índice de 24,24%. As mulheres obtiveram os seguintes resultados: Patrícia Araujo (68), Tia Cleia (66), Jennifer filha do Clementino (50), Silvia Instrutora (32), Fabiola Campelo (26), Vilma Medeiros (22), Cleide Coelho (6) e Seila da Boa Sorte (4). Ana Beatriz dos Santos Brite, Eni Maria, Cida do Mercado e Marlene Amora tiveram ZERO voto. Somente irrizórios e desprezíveis 4,10% de votos foram destinados às mulheres.
PMDB: Este partido alcançou o quórum mínimo de mulheres (37,5%), mas o desempenho foi pífio: Nádia (101), Tia Elza (81), Irmã Dina (54), Prof. Izaura (50), Sueli Machado (47), Noêmia (44), Selma Diniz (41), Tia Ana (33) E Heloisa (14). Apenas 5,60% dos votos nominais foram para mulheres.
PP: Essa foi outra legenda regular no tocante as mulheres (37,5%) e percentual de desempenho, porém também não conseguiu eleger ninguém, aliás, como previsto, passou longe, muito longe, de obter o coeficiente eleitoral mínimo para êxito. As mulheres obtiveram 41,85% dos votos nominais assim distríbuidos: Beth Melo (462), Josefa Rodrigues (159), Bárbara tec. de enfermagem (117), Rosangela Pasquinelli (87), Betinha do Jardim Guanabara (57) e Elessandra (Lelê) (53).
PSDB: Apenas 4 dos 16 candidatos eram mulheres, atingindo o irregular percentual de 25%. O desempenho das mulheres foi esse: Josefina do Buffet (48), Ritinha Brochado (47), Eliana Cardozo (44) e Prof. Izabel (28). Aretuza teve apenas UM voto e Maria Lúcia Xavier, ZERO voto. Somente 3,10% dos votos nominais foram oferecidos para as mulheres.
PSDC: Esse partido atendeu o limite mínimo legal (34,62%), mas o desempenho das candidatas também foi fraco: Lenimar (687), Vera Chaves (77), Regina da Dengue (63), Elizabeth Fernandes (48), Maria Assunção (30), Surama do CIEP (24), Lenita Gama (9), Fabiana Basílio (9) e Iara Acunha (5). Tânia teve ZERO voto. O percentual para votos femininos foi de 10,61% dos votos nominais para o partido.
PSL: Também, de fato, não respeitou o número mínimo de mulheres, inclusive, antes do próprio pleito. Apenas 5 dos 17 candidatos efetivos eram mulheres (29,41%). O resultado para elas foi: Rosana Gama (463), Licia Marassi (157), Tereza Castro (126), Marta da Moto (33) e Janaina Fieto (25). Somente 12,60% dos votos foram destinados a ala feminina do partido.
PT: O partido da candidata a prefeita, mulher, também não se adequaou a lei. Apenas 7 dos 26 candidatos reais eram mulheres, perfazendo o irregular índice de 26,92%. O desempenho delas foi: Zélia Amorim (480), Lígia de Cássia (300), Dulcinéia (222), Professora Clarice (200), Beatriz (143), Júlia do PT (126) e Clarina Costureira (77). 17,43% dos votos nominais foram para mulheres.
PV: Adequou-se a lei no tocante ao percentual mínimo (36,36%) mas os resultados foram fracos: Brasilina (103), Eliete Fonseca (73), Zilá Ferrreira (69), Elieuza (58), Tia Lea (58), Simonetti Balieiro (55), Sandra (49) e Izabella (30). Apenas 6,18% dos votos nominais para o partido foram direcionados para o sexo feminino.
Essas ilegalidades que passam às margens da observação da justiça comprovam a ineficácia da Lei que pretendia, em seu nascedouro, incrementar a participação feminina na vida pública. Em Barra Mansa, apenas 11,56% dos votos nominais foram dispensados para mulheres. Não teremos nenhuma representante feminina na Câmara Municipal nos próximos quatro anos. É absurdo que isso aconteça em uma cidade em que a sua única deputada é mulher e a vice-prefeita também seja. Porém, sem querer cometer injustiça, talvez sejam elas mesmas as maiores culpadas desta anomalia. Inês no seu partido ou nas suas bases, jamais demonstrou fomentar a participação feminina na vida pública. Rutinha, idem. Inês quando apresenta candidatos a deputados federais em suas dobradinhas políticas, invariavelmente são homens. Ruthinha, por sua vez, também trouxe um candidato homem de fora para cooptar votos na cidade. A própria única vereadora da atual composição legislativa, Sônia Coutinho, que se absteve de participar do pleito por compreensíveis obstáculos pessoais, ao invés de apoiar qualquer mulher, optou por dedicar o seu eleitorado para um homem. O discurso pela participação feminina cai por terra quando as atitudes não se coadunam com as palavras.
Já que existem cotas raciais e sexuais em tantos segmentos da vida pública, por que então a Lei não torna-se mais abrangente e estabelece que 30% dos ELEITOS sejam mulheres?
Enquanto isso, que creio ser uma grande utopia, não acontece, é preciso que as mulheres procurem se instruir mais sobre o processo político e façam valer a evolução feminina em todo o mundo e se organizem de forma a efetivamente conseguirem êxito. É preciso que as mulheres repudiem expedientes de oferecimento de nomes e documentos para composições ilícitas e fraudulentas. O genético senso maternal que Deus as deu é fundamental no dia-a-dia dos corredores do poder e creio piamente que elas podem muito mais. É preciso termos mulheres nas esferas do poder para debatermos políticas públicas direcionadas para o sexo feminino. Estamos no terceiro milênio e não podemos mais retroagirmos para uma época nefasta onde as mulheres não tinham voz nem vez.
Em Volta Redonda, dos 21 vereadores eleitos, apenas uma é mulher. Nos trinta candidatos mais votados, só constam duas mulheres. E na região, as coisas não foram muito diferentes, e creio que no Brasil também. Não está na hora de se repensar essa malsinada Lei?

12 comentários:

  1. Pôxa, a Carminha tinha que ter 15 votos?
    E falando do PT, em Barra Mansa, ele está tal qual o Palmeiras na zona do rebaixamento.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena um País que precisa de lei para estabelecer cotas, sejam elas quais forem, pois as cotas são discricionárias e absurdas e, como você mesmo viu, não resolvem qualquer problema. As cotas partidárias são por gênero(masculino/feminino) e não de mulheres.

    Abraço.

    AMIGOS DA ESCOLA.

    ResponderExcluir
  3. Julinho, a eleição tem um sinônimo: DINHEIRO NA MÃO. Se não tivesse assistido à compra de votos dia 7 de outubro, concordaria com sua observação sobre a lei e a participação feminina. Um absurdo e o pior: O MORADOR SE VENDE MESMO e não está nem aí. Então, vende-se o voto por qualquer dinheiro ou troca-se por qualquer coisa. Não sou desse tipo de costume e não tenho interesse em sê-lo. Deixei para os 19 vereadores HOMENS eleitos para a próxima legislatura. Eles precisam muito mais que eu. Tenho emprego FIXO e estou próxima à aposentadoria. Eles NÃO.
    Abraços e continue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO AI É UM OTÁRIO PERDEDOR,ELE NEM COMPRANDO FOI ELEITO,AI TEM QUE FALA ASSIM SAI ORUBULINO.

      Excluir
    2. Da próxima vez, fotos ilustrarão A COMPRA DE VOTOS DOS VEREADORES ELEITOS E DISPARADAS NA INTERNET, VAMOS CONFIRMAR SE HÁ OU NÃO MOTIVO PARA CONTRARIAR UMA FOTO, o que acontece, é que o povo, quanto mais otário para vender o voto dia 7, mas ladrão permanece na política, inclusive o de cima desse comentário, que não viu nem tem como provar o que aconteceu: ROLOU DINHEIRO E MUITO MAIS DIA 7, SÓ NÃO VIU QUEM PERDEU - DE VEZ - A VISÃO. NOSSO PAÍS é o da CORRUPÇÃO E ISSO, ninguém vai MUDAR, infelizmente!

      Excluir
  4. Anonimos eu ouvi falar da lambança sobre dinheiro distribuido em Barra Mansa,não vi mas o povo elegeu o que ele mecere, so espero que não tenhamos surpresa como nosso futuro Prefeito pois votei nele.

    ResponderExcluir
  5. No facebook consta um comentário que nenhuma mulher foi eleita em Barra Mansa por falta de competencia e articulaçao politica, mas o que falam e o que se le aqui sobre a campanha dos vereadores é um absurdo, mas veja bem, nenhum partido se interessou em eleger uma mulher o que da a entender que todos já tinham seus compromissos, e mais articulação politica é sinonimo de dinheiro sem ele não se faz nada, não venha dizer que não é assim senão o Ze Renato teria ganho o que é não o caso pois sua administração foi péssima.
    Espero que a partir de janeiro Sr.Jonas mostre sua competencia pois os comentários de seu secretariado e outros cargos são nomes da politica antiga, estaremos atento e acompanhando a mudança para ser feliz.
    Favor não julgar a pessoas pois só a Deus cabe essa função.

    ResponderExcluir
  6. QUERO SABER DA PRESIDENCIA DA CAMARA PARA VEREADOR .... JA TO OUVINDO FALAR Q É RODRIGO DRABLE OU RICARDO ARBEX,... DIZ AI JULINHO ;;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Presidência da Câmara só tem um candidato declarado, coincidentemente é o único que não tem a menor chance.

      Excluir
  7. PARABENS PELA MATERIA MAS INFELIZMENTE A JUSTIÇA ELEITORAL É ASSIM MESMO , CEGA,SURDA E MUDA SÓ PARA ALGUNS CASOS EM ESPECIAL PARA AQUELES QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE TEREM BONS ADVOGADOS PARA DEFENDE-LOS É QUE A JUSTIÇA CASSA,ENVERGONHA O CIDADÃO POR ANALFABETISMO,POR HOMONIMOS EM SEU NOME TIVEMOS CASOS EM BARRA MANSA QUE O CIDADÃO TINHA 105 PROCESSOS EM SEU NOME ATE NA PARAIBA SEM NUNCA TER SAIDO UM SO DIA DE BARRA MANSA, ISTO ELES NÃO RESOLVEM CPF,IDENT NOME DO PAI E MÃE NÃO SERVE COMO PROVAS, O CIDADÃO TEM QUE SE VIRAR E LIMPAR SEU NOME SEMNUNCA TE-LO SUJADO. DINHEIRO BOCA DE URNA ,COMPRA DE VOTOS,PLACAS IRREGULAR ,COTA MINIMA DE MULHERES NA POLITICA ISTO TUDO É LEGAL PERANTE A JUSTIÇA, GASTOS EXORBITANTES COMO ALGUNS VEREADORES QUE CHEGARAM A GASTAR R$ 500.000,00 BANCARAM TODOS OS SEUS CANDIDADTOS ,MUITAS LIDERANÇAS PAGAS ISTO TUDO É NORMAL NÃO SÓ AQUI EM BARRA MANSA MAS NO BRASIL AFORA. PARABENS JULINHO
    QUANTO A PRESIDENCIA DA CÂMARA JA COMEÇARAM AS NEGOCIATAS ENVOLVENDO MUITO DINHEIRO MAS O POVO ESTA DE OLHO NÓS JA SABEMOS OS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NAS MARACUTAIAS DE SEMPRE. À MINISTERIO PUBLICO PORQUE VOCES NÃO APARECEM POR AQUI, MAS TRAGAM JUNTOS A POLICIA FEDERAL E ALGUNS ÔNIBUS PORQUE SENÃO NÃO DÁ PARA LEVAR O PESSOAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo: para haver roubo de dinheiro, primeiro tem que haver dinheiro. Não hpa. A receita da CMBM mal dará para pagar os compromissos de pessoal.

      Excluir
  8. Não sendo rodrigo drable ... nem luiz antonio nem baianinho o resto da pra aturar

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.