segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MAIS CURIOSIDADES E ESTATÍSTICAS DAS ELEIÇÕES 2012.

FOTOGRAFANDO AS URNAS DO PAÍS.
Continuando na mesma linha de pensamento de que a Lei que estimula a a participação feminina na vida política nacional é infrutífera e ineficiente, atestamos que em apenas 12,03% dos municípios brasileiros foram eleitas mulheres para a chefia do Executivo. Nas capitais do país, apenas em Boa Vista (RR) teremos uma prefeita. Trata-se de Tereza Surita (PMDB). Domingo, em segundo turno, ainda há a possibilidade da eleição de Vanessa Graziotin (PC do B) em Manaus, mas segundo as pesquisas, a chance é dimunuta e Artur Virgílio deverá ser o prefeito eleito com folga. Nas eleições de 2008, onde ainda não vigorava a nova lei,  tínhamos mulheres eleitas nas prefeituras de Natal e Fortaleza.
55,53% dos prefeitos eleitos no país tem entre 46 à 65 anos de idade. O prefeito mais jovem foi eleito em Chaval (CE). É Pacheco Neto, do PSD, e tem apenas 21 anos. Já o mais idoso foi eleito em Aguaí (SP). É Tião Biazzo (PMDB) e tem 89 anos de idade.
Em número de votos para as prefeitura municipais registrados no primeiro turno, o PT foi o partido mais votado com cerca de 17,26 milhões de votos, seguido pelo PMDB (16,72 milhões), PSDB (13,95 milhões) e o PSB (8,60 milhões). Somados, somente esses quatro partidos obtiveram 55% de votos válidos para as prefeituras em terrítório nacional.
Nas capitais brasileiras foi grande o número de veredores reeleitos, com destaque para Goiânia (72%), Rio de Janeiro (60,7%), São Paulo (60,0%), Recife (58,9%) e Porto Alegre (58,3%). Vanguarda e renovação mesmo só novamente em Boa Vista (RR), a única capital que será comandada por uma mulher, onde somente 3 dos 21 vereadores foram reeleitos (14,2%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.