sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DEBATE DA BAND. DEBATE PRA CADEIA.


ÚLTIMO CAPÍTULO. O FIM DOS CORONÉIS.
Ontem assisti o debate da BAND com os candidatos a prefeito de Volta Redonda, Zoinho e Neto. Assim como o debate da TV Rio Sul, foi sofrível. Ambos ficam extremamente nervosos em frente câmeras ao vivo. Realmente não é muito fácil. Tive a oportunidade de apresentar um jornalístico na mesma emissora, "ao vivo", e sei que é uma proeza difícil de ser cumprida, embora tenha gostado muito da experiência.
Ontem, se por um lado tínhamos um candidato com uma expressão melhor e mais determinado (Zoinho), ele demonstrou profundo nervosismo. Creio, com todo o respeito, que sua equipe de apoio para o debate lhe inflamou de dados técnicos, mas esqueceu de lhe orientar sobre respiração, "timing", gestuais, expressões e entonação de voz, tirando assim, a naturalidade com que Zoinho consegue interagir com todos os segmentos do eleitorado, especialmente os mais humildes. É preciso deixá-lo mais a vontade e deixá-lo ser que ele realmente é: um bom sujeito.
Porém, o que ficará inesquecível ao lembrarmos deste debate, transmitido e envergonhado Volta Redonda para 72 municípios fluminenses, foi a postura ofensiva, agressiva, raivosa, truculenta, irresponsável, leviana e desesperada do prefeito Neto. Já assisti a mais de uma centena de debates na história política brasileira e jamais vi nada parecido e tão vulgar. Neto, por reiteradas vezes, insistiu em associar Zoinho à grupos de extermínio e milícias. Neto, por reiteradas vezes, quis associar Zoinho com o nefasto governo Wanildo, que Baltazar enfrentou e derrubou para depois entregar-lhe a cidade enxuta e moralizada em suas mãos. Neto omite que era deputado à época e Zoinho era um modesto vereador. Neto repetiu, por incontáveis vezes, como um engordurado disco arranhado, que Volta Redonda sabe muito bem quem é Zoinho. Ora, deve saber mesmo, pois o elegeu vereador por duas vezes, elegeu-o como deputado federal e colocou-o num segundo turno da eleição para prefeito, mesmo contra uma ardilosa e compacta máquina administrativa enrijecida com dezesseis anos de poder.
Na mesma TV, Band, tive a oportunidade de entrevistar Neto por duas vezes, ao vivo, e várias vezes ele repetiu que eu era o melhor apresentador para quem ele tinha concedido uma entrevista. Da mesma forma, eu achei que ele se saiu muito bem nas duas, pois, na época, não carregava tanto ódio no coração nem se sentia ameaçado. Agora, na iminência de perder o poder, Neto talvez tenha se traído e demonstrado as verdadeiras garras. Costumo repetir e provar que não sou adepto a medos, porém, esse Neto, possesso e agarrado a matéria e ao poder, me intimida e me provoca temor. O que esse homem, agora desmascarado pelas próprias palavras, será capaz de fazer para tentar se perpetuar no comando da cidade que tantas oportunidades lhe deu?
Que direito, acima do bem, do mal e da justiça, Neto supõe que detém para dirigir-se a um metalúrgico de 32 anos de efetivo exercício laboral na Companhia Siderúrgica Nacional, casado, pai, criador de três filhos, ex-vereador, atual deputado federal, candidato a prefeito escolhido pelo povo para disputar o segundo turno, e tentar associar-lhe a milícias e a grupos de extermínio? Se Neto tivesse apenas uma evidência ou mínimo indício de prova contra Zoinho, certamente, há muito, já a teria oferecido para a justiça, a mesma justiça que espero seja acionada por Zoinho contra Neto, independentemente do resultado do pleito, por injúria, difamação, falsidade ideológica e calúnia.
Neto acusou tacitamente seu adversário de diversos crimes, bárbaros crimes, mas na realidade, quem foi criminoso na noite de ontem, foi Neto.
Neto acusou Zoinho de ter efetiva participação no governo Wanildo, que segundo ele, roubou e esvaziou os cofres públicos da prefeitura de Volta Redonda. Se isso fosse verdade, por que então Zoinho teve que partir para o exterior, trabalhar na construção civil, como mero operário, em troca de subsistência, ao final de seu mandato parlamentar?
Neto não sabe o que é necessidade financeira. Nasceu em berço de ouro e jamais teve uma carteira de trabalho assinada. Saiu de suas rodas sociais de jovens para um mandato de deputado estadual, depois virou prefeito, agarrou-se ao cargo e trai quem quer que seja para permanecer no deleite do desejo insaciável do poder. Suas vítimas de traição perfilam-se na história: Álvaro Valle, José Luiz de Sá, Marcello Alencar, Baltazar, Fernando Henrique, Gabeira, Garotinho, Rosinha, entre outros. Se conveniente for, chegará a hora de Dilma, Lula, Sérgio Cabral e Pezão, a quem veladamente, Neto sempre carregou uma ponta indisfarçável de despeito. Basta ser necessário e oportuno politicamente que Neto descarta antigas e inconfiáveis afeições.
Que moral tem esse homem de mãos finas e frágeis, tratadas esmeradamente por manicures, para assacar contra a honra de um metalúrgico aposentado que tem as suas mãos limpas e calejadas após anos a fio de alto forno e de obras da construção civil pelo mundo afora?
O único crime de Zoinho é enfrentar o poderio até então não "desafiável" do prefeito Neto. O único "pecado" de Zoinho é ter a empáfia de querer ousar sonhar e devolver a cidade de Volta Redonda para todos os seus munícipes e não apenas deixar permanecer o centro das decisões e benesses para um seleto e esgotado grupo de apaniguados do prefeito Neto, o absoluto.
Neto fez um bom trabalho durante anos. Continuou a linha de Baltazar e promoveu avanços sociais inquestionáveis. Mas seu tempo acabou. Um homem de bem, como ele se diz mas não prova ser, sabe a hora de passar o lugar e desapegar-se do poder. Esse Neto que ontem eu vi na TV, em nada se parece com o homem que um dia eu apreciei e defendi. Em nada lembra o cidadão supostamente humilde que governava com simplicidade e fugia de ataques torpes conta desafetos. Esse Neto atual, bruto e virulento, "imedido" com a oratória e irresponsável com palavras e atos, eu defenestro e abomino.
Espero que no debate de logo mais, na Tv Rio Sul, permitam que Zoinho fique mais a vontade. Permitam que Zoinho respire pausadamente e fale com suas próprias palavras e pensamentos. Permitam que Zoinho se dirija aos seus semelhantes e conterrâneos e olhando nos olhos do povo de Volta Redonda, e com calma e resignação, demonstre que A Cidade do Aço pode mais e melhor. Que Zoinho convença os indecisos que ao invés de Neto prometer trocar apenas alguns nomes de seus colaboradores (se é que vai trocar, pois eu não acredito), ele, por sua vez, trocará TODOS, e dará oportunidades para que outros cidadãos contribuam com o desenvolvimento da cidade e com o enriquecimento da nossa região.
O debate da Tv Rio Sul, será realizado e transmitido hoje, ao "vivo", logo após a apresentação do último capítulo da novela "Gabriela". Emblematicamente, nesse último capítulo, será decretado o fim do império político dos "coronéis" de Ilhéus. Espero que no debate e nas eleições de domingo, o mesmo final feliz aconteça em Volta Redonda.
Salve Jorge, Oliveira, Zoinho!

9 comentários:

  1. JULIO O NETO ESTA DESESPERADO, NAO QUER ENTREGAR O TRONO.
    A UNICA PREOCUPACAO QUE TENHO, E QUE O ZOINHO ESTA FICANDO MUITO AMARRADO A EX PREFEITOS.
    O ZOINHO ESTA TAO AMMARADO COMO O JONAS, ESCUTO CADA NOME, QUE DA VONTADE DE SAIR DE BM DE VEZ.
    JULIO O UNICO QUE EU APOIARIA E FOSSE O JONAS JA SERIA MEU SECRETARIO DE CULTURA E SOCIAL, SERIA O SEU, O JONAS NAO TEM NINGUEM CAPACITADO PARA ESTA PASTA.
    A RESPEITO DO ZOINHO, TORCO MUITO POR ELE, E O ZOINHO TEM QUE TER FE QUE ESTA VIRADA E DELE.
    O ZOINHO DEVERIA SAIR AMNHA BEM CEDO COM SEU VICE E IR REZAR LA EM APARECIDA,PARA DAR SORTE.
    O NETO NA MINHA OPINIAO NAO PRECISA MAIS DE SER PREFEITO, OUTRA COISA SE O NETO TIVESSE MESMO PODER JA TERIA BRIGADO E LUTADO PELA RODOVIA DOS METALURGICAS, OU NAO BRIGOUI POR NAO SER DE SEU INTERESSE.
    JULIO QUERO DEIXAR BEM CLARO QUANDO CITEI SEU NOME. NAO PRECISO PUXAR SACO DE NINGUEM E NEM FICAR ATRAS DE POLITICOS.
    QUE DEUS ILUMINE O ZOINHO. ZOINHO NA CABECA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela confiança, mas quero solicitar que não se deixe levar pelos nomes expostos nas ruas. Jonas terá dois meses para refletir e escolher o seu time, e sejam quem for os escolhidos, precisamos dar crédito e apoio.

      Excluir
    2. São por pequenas atitudes que conhecemos as pessoas, com Neto eleito, como fica agora o Jonasthoniam que se manifestou a favor de Zoinho, achando que teria chances, sendo que o fêz simplesmente por Neto ter dado seu apoio ao Zé, portanto ficou mau, justamente com vizinho que tem muito mais poder e governa a cidade mais importante da região, já está demonstrado com isso o despreparo dele para governar nossa cidade, enfim Barra Mansa já está acostumada com isso e deve estar preparada para mais quatro anos de desgoverno.O silencio é a resposta mais coerente para os adversários e Jonasthoniam já começou a mostrar que não é nada, além que um mais um aventureiro.POBRE BARRA MANSA!

      Excluir
    3. Barra Mansa não é nem deve ser subserviente à VR. O "bom" relacionamento só trouxe o lixo para cá e os investimentos para lá. É hora de sermos saudavelmente bairristas e pararmos de entregar nossa cidade para o deleite da Cidade do Aço.

      Excluir
    4. Barra Mansa nunca foi subserviente à Volta Redonda, esta historinha de bajular o prefeito de là (NETO), começou justamente com seu ídolo político (Ademir),que em 2008 pediu seu apoio para se eleger aqui, portanto não venha agora com bairrismo saudável, isto para mim tem outro nome, bajulação e pela saco, agora güentaaaaaaaaaaaaaaaa!

      Excluir
    5. Meu caro, procure se informar mais. Quando Neto ofereceu apoio para Ademir, e evidentemente foi aceito, por que não, o que havia era uma mágoa muito grande de Neto com Roosevelt, por ele ter sugerido o nome de Pezão para vice, representando o sul-fluminense, em detrimento de Neto. Depois, o governador calou a boca de todo mundo e mandou Neto voltar atrás. Mesmo com todos os seus defeitos humanos, Ademir foi o primeiro nome que vi qurestionar Neto quando ele condiciocou as contratações par ao Alto Forno 3 para residentes em VR. Eu mesmo, escrevi inúmeros textos de repúdio.

      Excluir
    6. Meu Caro, creio que sejas bem informado, mas na minha humildade vou te passar algumas informações que talvez desconheça, jamais Roosevelt teria cacife para sugerir o nome de Pezão para vice, a indicação foi sugerida por Nilo Teixeira Campos, suplente de senador que ocupara a vaga de Arthur da Távola à época, sendo Nilo filho de Manoel Teixeira Campos Filho(Manequinho), que foi um grande líder político em Pirai, portanto suas informações carecem de respeitabilidade, em verdade que Neto jamais oferecera apoio a Ademir, como também não existe mágoa com Roosevelt, que na verdade apoiava o nome de Neto para vice, infelizmente em nossa cidade os políticos são mentirosos e inescrupulosos, consequentemente estamos atrasados em relação ao tempo, perdido com boatos e falácias plantadas nos meios de comunicação a fim de confundir o eleitor, pois quanto mais este for mal informado, mais os espertalhões permanecerão no poder.

      Excluir
    7. Grande anônimo! Sabe tudo, só para complementar, Arthur teria saído candidato a governador e não se elegeu, Sérgio se elege ao senado federal, enquanto meu tio Nilo ocupava a vaga de Arthur que fora senador, portanto foi assim que Pezão veio a compor com Sérgio na chapa de vice, nada teve de influência entre Roosevelt, tampouco Ademir, pois são nomes de pouca expressão políticamente se falando, tratam-se de dois fichas sujas que nem puderam ser candidatos nesta eleição, boatos carentes de respeitabilidade, aliás muito comum entre políticos Barramansenses.

      Excluir
  2. NETO ACUSOU ZOINHO DE PARTICIPAR DE GRUPO DE EXTERMINIO?

    FOI ISSO MESMO QUE VI E OUVI NA MINHA TV 14"?

    AO ACUSADOR CABE O ÔNUS DA PROVA. SE NETO ACUSOU TEM O DEVER DE PROVAR. SE NÃO CONSEGUIR PROVAR A ACUSAÇÃO, CABERÁ AO ACUSADOR NETO PAGAR UMA "GORDONA" CIFRA AO DEPUTADO FEDERAL ZOINHO.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.