segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CURIOSIDADES NUMÉRICAS SOBRE AS ELEIÇÕES DO LEGISLATIVO BARRAMANSENSE.

POR POUCO...
Para se eleger um vereador em Barra Mansa o coeficiente eleitoral foi de 5.454 votos.
A coligação PRP/PTN precisava de apenas mais 509 votos para eleger um vereador, que no caso seria o mais idoso do pleito, o ex-vereador Walcy Magno.
O vereador Leiteiro, apesar de ter sido o segundo mais votado do pleito, por apenas 151 votos seu partido conseguiu garantir uma legenda.
O caso mais surpreendente é o do veredor Elias da Corbama que tentava a reeleição. Caso o seu partido, o PV, tivesse conseguido apenas mais 34 votos, ele seria vitorioso no lugar do vereador Uélsei da Farmácia, que pegou a última vaga na sobra de legenda, na sua coligação "Tem que ter fé". Da mesma forma, caso a coligação Tem que ter fé tivesse 34 votos a menos, Uéslei não seria reeleito, mas como diz o nome da sua coligação: Tem que ter fé.

6 comentários:

  1. Julinho não entendo bem de legenda, quer dizer que o leiteiro se elegeu com os votos dos outros candidatos de seu partido, poderia me explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, mesmo ele tendo quase tres mil votos, se seus votos somados a de seus correligionários não atingissem a marca de 5.4554 votos, ele não seria eleito.
      O coeficiente eleitoral é obtido dividindo-se os votos válidos apurados pelo número de cadeiras disponíveis. No caso de Barra Mansa: 103.618/19:5.453,58, arredondando-se para cima: 5.454.

      Excluir
    2. Júlio, porque o alto índice de abstenção em Barra Mansa? Seria o baixo valor da multa ou quem sabe um cansaço por conta das eleições de 2 em 2 anos ou o sistema obrigatório já estar esgotado?

      Excluir
    3. Caro Pró-BM,
      Ainda sem fazer uma análise mais profunda, creio que o índice de abstenção acompanhou a média nacional.

      Excluir
  2. Obrigado pelo resposta, que o leiteiro não se esqueça de agradecer aqueles que as pessoas costumam falar VAI GANHAR UNS VOTINHOS, esses votinhos fazem a diferença.
    Parabens a todos os vereadores eleitos, que honrem o cargo que vão ocupar.

    ResponderExcluir
  3. Pode ficar tranquilo pois uma coisa que o Vereador Leiteiro sabe fazer e muito bem é agradecer a todos que o ajudou,não se preocupe anonimo.Se casa precisar você pode contar com ele também.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.