segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AOS NOSSOS MESTRES.


A MAIS DIGNA MISSÃO.
A vida é um enorme aprendizado. Não vejo sentido maior para viver do que estar em crescimento constante e espiritual. Todos os dias temos oportunidade de aprendermos e de termos lições que nos repletam e nos preenchem o vazio interior. O homem é um aparelho de busca incessante criado por Deus e guiado por Ele.
Nossos pais são nossos primeiros mestres e a eles devemos as nossas formações mais sólidas de caráter. Normalmente orientações religiosas nos moldam ainda mais e formam nossas opiniões e conceitos. Depois vêm os amigos que também nos ensinam demais. Os amores que nos cercam também e assim, seguimos aprendendo a viver até o dia que Deus nos promova para missão ainda maior.
Por mais ingênuo e simplório que um homem seja, muito ele tem para dar e ensinar. Todos os ensinamentos são sábios e valorosos. Aprendemos com imagens, com filmes, com exemplos, com dores, com medos, com vitórias e especialmente, com derrotas. Tudo que se ensina ou se divide é Divino, como Divina é a dádiva da vida.
Mas o que faz um homem ou uma mulher escolherem como meio de vida, a partilha de ensinamentos cruciais para existência em troca de salários normalmente depreciativos e indignos? Só concebo uma resposta: O Amor. O amor pelas pessoas, o amor pela vida, o amor pela fé, o amor pela missão, o amor em compartilhar, o amor em se doar. Essas pessoas que carregam por Deus essa enorme e gloriosa missão, atendem pela alcunha de PROFESSOR. São um pouco de loucos, um pouco de santos, um pouco de sábios, um pouco de mártires, mas enfim, um pouco de Deus. Hoje é o Dia do Professor. Hojé é dia de Deus.
Parabéns a todos esses que carregam a maior e mais bonita bandeira que um homem pode vestir: o manto sagrado da Educação. A todos vocês, que optaram por esse magnífico mistér, só me resta oferecer meu carinho, meu respeito e minha eterna solidariedade.
Grato por tudo.

9 comentários:

  1. Obrigada Julinho,
    Por lembrar do dia do professor. Eu como professora que sou, fico orgulhosa só de saber que teremos dias melhores, não digo salário, mas dignidade para trabalhar, sem ter esse Coc atrapalhando as nossas aulas. Pois se Ideb de BM subiu com certeza não foi por causa desse material e nem tão somente por causa do governo municipal.Mas sim de professores preocupados com seus discentes.
    Um forte abraço,
    Pretinha

    ResponderExcluir
  2. O quantum da liberdade.
    A mecânica celeste explicava o universo. A mecânica celeste era explicada pelas leis de Newton, assim o universo era explicado pela maçã que deu origem a Newton. O mundo era mais fácil de entender àquela época e a simplicidade do modelo se expandiu às outras áreas do conhecimento no século 19.
    “Frederick Taylor e Henri Fayol foram os primeiros clássicos da administração. Taylor preocupou-se mais com aspectos diretamente ligados ao trabalho nas fábricas, como racionalização de tarefas, estudos de tempos e movimentos de produção — em suma, com o aumento da produtividade e da eficiência. Já Fayol inaugurou uma nova tendência, defendendo a tese de que a racionalização do trabalho não se refere apenas à produção bruta em dado instante do processo, mas a toda a estruturação da empresa; os pontos capitais de uma administração científica seriam, portanto, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar”.
    Estes eram os princípios clássicos da administração apoiados pelos conceitos clássicos da física? Sim. Mas, mais cem anos depois outra maçã, desta vez virtual começou a ajudar a mudar o mundo que tem outra mecânica: a quântica.
    Se a mecânica celeste falava do universo, a quântica falava o seu inverso, o infinitamente pequeno. O que habita em qualquer microcomputador, e em uma ideia perturbadora de que controlando a frequência com que se propaga o quantum de energia, podemos enviar informações. Perturbadora porque se ampliam as portas para a metafísica e para espiritualidade, balançando o mundo mecanicista, porque até os cientistas não têm ainda qualquer ideia estruturada sobre o quantum. Podemos manipular o quantum, mas mal podemos prever a sua posição como outra ideia da física do século vinte ainda perdura: o princípio da incerteza de Heisenberg.
    Uma partícula, que está presente em todo o universo, se manifesta de maneira imprevisível, a ponto de percebemos o seu efeito, mas sua localização é incerta.
    Se os conceitos da física clássica influíam na estrutura da administração pública e privada, porque a física quântica não pode contribuir para dar aos homens uma nova forma de se relacionar consigo mesmo, com o tempo, com os outros seres humanos, com a religião e com a educação?
    Como podemos prever, organizar, comandar, coordenar e controlar o que acontece na internet ou no desenvolvimento da informática e, mais um pouco, como podemos colocar em uma camisa de força a nossa espiritualidade e criatividade? Se nós somos um quantum de energia, como sugere a mecânica quântica; a informação primordial, que carregamos para além da nossa forma humana, é o da liberdade!
    Devemos defender o nosso direito de propagar a informação de liberdade que percorre no nosso corpo neste momento na forma de gestos, pensamentos, ideias; mas antes devemos ampliar a nossa consciência sobre isso. Portanto sonhar com o mundo em nós.
    Shakespeare escreveu a fala de Próspero que diz: “nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos”.
    A transformação do estado de separação para a unidade, do conflito para paz, é o objetivo de todas as tradições espirituais. “Não vivemos no mundo objetivo?” Perguntou uma vez um discípulo ao seu guru. “sim”, respondeu o mestre, “mas você se vê no mundo e eu vejo o mundo em mim. Esta mudança quase imperceptível de enfoque faz toda a diferença entre liberdade e servidão.”.
    O mundo está repleto de possibilidades para que o homem encontre a unidade. A cada dia o corpo vai se libertando de todos os conceitos que aprisionavam a humanidade à solidão. E parece que a cada descoberta cientifica faz com que a ciência dê um passo em direção à religião. Essa aproximação tem o ser humano como ponto final.

    ResponderExcluir
  3. Julio

    Tenho orgulho em ser Professor e fiquei feliz com os resultados desta recente eleição de Prefeito em Barra Mansa, onde os servidores e notadamente Professores disseram um NÃO aos piores prefeitos na história da Cidade no tocante a Educação...Zé, Inês...acredito que "morreram" para a política.
    Acreditamos no Jonas pois é do meio da educação, sua esposa também e tem um futuro pela frente e não repetir erros deste dos passado, com congelamento de vantagens, 16 anos sem reajuste salarial, falta de respeito coma categoria.

    Parabéns a todos!

    Mir

    ResponderExcluir
  4. Bom dia

    Julinho,publica com exlusividade a lista do secretariado do Jonas Marins ae;Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu soubesse de apenas um, diria com prazer. Não fui consultado sobre nada.

      Excluir
  5. Julinho, voce vai continuar na mesma, como dezenas de outros.

    Jonas é o mais da mesma coisa. Não vai consultar ninguém que não seja do PC DO B do Rio.

    Só mudam as pks, pois os c... continuam sendo os nossos...com todo o respeito.

    Vai manter as coisas do jeito que estão, até porque há uma organizaçao administrativa boa na PMBM, faltando gestão e pulso do prefeito.

    A troca total de secretários e dos cargos de mando, vai calar a boca do povão, que fica inerte aos demais atos, pois não vai mudar COC/NUTRI/TELES/ALUGUEIS DE VEÍCULOS/COMPRAS E outros.

    Vamos ter, como já vimos este filme, um primeiro irmão forte, e um publicitário ganhando rios de dinheiro.

    Não seja inocente outra vez, porque voce já foi inocente útil.

    Me solidarizo com voce pelo precoce abandono a que esta sendo submetido, mas, não se aborreça, pois muitos outros já estão descontentes, inclusive eu, que uso alcunha para não causar constrangimentos, que investi tempo, trabalho e recursos meu e de minha família no Jonas e agora sequer consigo falar com ele, pois não atende mais o telefone 81*9 6**5, quando ve que sou eu. C'est la vie!

    FERNANDO (O COBRADOR DE PROMESSAS)

    ResponderExcluir
  6. Fernando ou quem quer que seja,
    Mantenho minha fé inabalável nos propósitos do Jonas. Precisamos dar espaço e ar para ele refletir e decidir. Não o julguemos antecipadamente, é o que peço.

    ResponderExcluir
  7. Julinho, como tem LEITOR DE BOLA DE CRISTAL. Jonas ESTÁ ARTICULANDO E ANALISANDO A SITUAÇÃO PARA DEPOIS DEFINIR e tem CARTOMANTE ENVIANDO PARA O BLOG, o que será ou não feito pelo novo prefeito. Engraçado, não vi essa pessoa em nenhuma rua onde os políticos passaram pedindo votos nem subindo morros como o que ocorreu com o então candidato Jonas Marins.
    Mas como tudo no mundo tem palpiteiros de plantão. É muito EU ACHO ou EU AFIRMO no meio.
    E mais: JONAS MANTEVE O QUE FALOU NA CAMPANHA, SEU RELÓGIO, ELE MOSTROU QUE FUNCIONA EM "DIA" e não deixou a desejar com quem o acompanhou. Agora vamos aguardar os dias para sabermos o novo governo - como ficará - também cobrar desses vereadores do PMDB, do PV e do PSDC sobre A VERDADEIRA CONDUTA MORAL E NA CÂMARA. O povo tem que fiscalizar os 4 e as devidas EXECUTIVAS DOS SEUS PARTIDOS - TAMBÉM!
    Parabéns pelo BLOG. Continue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, definitivamente não há nenhum cartomante enviando nada para o Blog nem para mim. Nem sinal de fumaça recebo e Jonas não tem nenhum compromisso com isso e nem pretendo incomodá-lo para antecipar nenhuma decisão, apenas espero e torçõ por algumas atitudes, qus valem muito mais do que palavras. Ele tem e deve ter todo o direito de pensar e refletir até o dia 31 de dezembro e recomendo que todos não o pressionem e só estabeleçam opiniões quando consultados por ele.
      Grato pelos parabéns e creia que continuarei.

      Excluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.