segunda-feira, 18 de junho de 2012

PARA REFLEXÃO E ETERNA RESPONSABILIDADE.



Na nossa última enquete, perguntamos aos nossos visitantes:
QUEM SÃO OS PRINCIPAIS CULPADOS PELO CAOS ECONÔMICO E SOCIAL QUE BARRA MANSA ATRAVESSA?
E resultado em índices percentuais foi esse, observando que eram possíveis respostas múltiplas:
OS VEREADORES ELEITOS 77,01%
OS PREFEITOS ELEITOS 74,71%
OS ELEITORES 55,17%
OS DEPUTADOS ELEITOS 35,63%
AS ENTIDADES CLASSISTAS 34,48%
A IMPRENSA 33,33%
A JUSTIÇA 27,59%
O GOVERNO ESTADUAL 26,44%
O GOVERNO FEDERAL 14,94%
OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS 11,49%

Vejam que as quatro opções mais votadas remtem diretamente ao eleitor ou aos seus escolhidos, o que atesta que a origem de toda a responsabilidade são as escolhas que fazemos. Não podemos mais errar. Talvez essa seja a última chance desta cidade. Pensem nisso e nos ajudem a banir o mal instalado em Barra Mansa.

8 comentários:

  1. Julinho, tem uma campanha andando pelas ruas e pelas redes sociais que mostra a revolta de muitos contra os políticos, especialmente os vereadores, que em Barra mansa são umas belas porcarias, fisiológicos, anti-éticos, ignorantes e...

    é a campanha "faça um político trabalhar, não reeleja nenhum deles.

    Legal, tomara que o povo justifique esta rejeição e este post.

    MARIA LÚCIA (NÃO É A DE AMPARO)

    ResponderExcluir
  2. Minha Cara,
    Todos os municípios do Brasil onde o Governo vai mal, automaticamente os vereadores são mal avaliados como um todo. Essa campanha é sistematicamente realizada a cada eleição em todo o Brasil, mas eu acho que um uma demanda de força desviada e desnecessária. Até mesmo quem preconiza a campanha as vezes não a cumpre na risca.
    O eleitor brasileiro tem o hábito de querer que o povo vote bem, msa ele sempre se julga no direito de votar em alguma pessoa de seu relacionamento e amizade, independentemente do mérito. Raríssimos são aqueles que estudam o perfil e o currículo do candidato para escolher o voto de vereador. Voto de vereador é uma coisa extremamente íntima em cidades de pequeno e médio porte. Cada cidadão, por mais humilde que seja, tem no mínbimo, umas vinte pessoas em seu entorno e convivência normal que são candidatas, e é uma deles que ele escolhe, geralmente aquele que tem maiores probabilidades de vitória associada com alguma perpspectiva de retorno pessoal quando necessário ou até mesmo permanente. O sistema é falho, é assim e será sempre, enquanto não houver uma cultura de fato e necessidades básicas a serem assistidas. Raros são aqueles que votam no candidato para que ele exerça literalmente a função legislativa, que é legislar e fiscalizar. Vereador eleito é aquele que promete benefeitorias que dependem do executivo, e para cumpri-las o edil tem que ser conivente com o governo. Não adianta um determinado vereador ter 98% de rejeição, pois se ele tiver apenas 2% de adesão apaixonada, isso é mais do que suficiente para que ele vença o pleito e renove o seu mandato. Por isso acho o esforço inútil e insosso. A origem do mal está em quem tem a caneta e a chave do cofre nas mãos, e essa pessoa atende exclusivamente pelo cargo de prefeito, e este sim, podemos derrubar com a maioria de nossos votos. O resto é blá-blá-blá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Caro, se a função do vereador é legislar e fiscalizar, de nada adianta ao prefeito a caneta e a chave do cofre se cumprissem suas funções dignamente, blá-blá-blá, acontece da parte de pessoas que achincalham o prefeito e defendem os maiores culpados, conforme resultado da enquete do blog, e quando questionados dizem ser normal que no Brasil inteiro é assim, sim se para mudar realmente uma situação que nos ameaça temos que começar em casa, não devemos jogar a sujeira debaixo do tapete e atacar o quintal alheio, mas compreendo a sua intenção.

      MARIA LÚCIA.

      Excluir
    2. Maria Lúcia,
      Não se trta de jogar a sujeira para baixo do tapete, mas sim, estabelecer prioridades produtivas. Quando tinha 15 anos eu achava que poderia mudar o mundo, depois eu vi que quem quem muito abarca pouco abraça. O que falo é que temos que concentrar nossos esforços em cortar o mal pela raiz porque não adinatará nada ficarmos a vida inteira tomando analgésicos paliativos, se temos a chance de extirpar a doença como um todo. O que proponho é concentraarmo-nos no grande mal e não apenas ficarmos amenizando as sequelas dele. Se tivermos um prefeito probo e comprometifdo com o desenvolvimento, ele não precisará de barganhas politiqueiras para manter a sua base. Quando u governo vai bem, a Câmara de adapta e pega o rumo certo. Não adianta trocar semanelmente uma peça de uma carro velho se podemos adquirir um O KM em perfeitas condições. Espero a sua comrpreensão.

      Excluir
    3. Então, se para extirpar o grande mal pela raíz, não começarmos por quem aprovam as leis e fiscalizam a gestão, não compreendo como, ainda mais partindo de uma pessoa que apoia Paulo Cosenza, admira Ademir Melo e Ricardo Maciel e tens como exemplo de prefeito Luís Amaral, soa estranho a minha percepção de como poderemos ter um prefeito probo, comprometido com o desenvolvimento e que não precisará praticar as mesmas barganhas políticas que tú achas normal para que a câmara se adapte ao rumo certo, com certeza não posso lhe compreender, ainda mais que estatisticamente mais da metade de uma câmara, dificilmente se renova, portanto estamos sem solução.

      MARIA LÚCIA

      Excluir
  3. Essa conversa está ficando enfadonha e improdutiva pois você deliberadamente não quer me entender e acaba distorcendo as minhas palavras. Quantas vezes você vota em vereador e prefeito em uma eleição? Eu só tenho um voto para prefeito e outro para vereador. Não tenho dezenove, assim mcomo ninguém tem. O prefeito podemos mudar, mas mudar todos os vereadores é impossível. Além do mais é totalmente preconceituoso querer colocar todos no mesmo balaio. O Marcelo, por exemplo, não vota com o prefeito, fiscaliza, faz oposição, tem os seus projetos vetados pelo executivo, questiona, entra com ações na justiça e tem que pagar pelos outros? Essa campanha inócua tem como pano de fundo atender interesses de outros que talvez queiram ocupar o mesmo lugar quiçá para fazer coisas piores. Meu raciocínio é simples: Quando um não quer dois não brigam. Se tivermos um prefeito decente, ele não precisará fazer barganhas. Jamais falei que compreendo ou incentivo barganhas políticas, mas dizer que elas não existem ou deixarão de existir, é pura demagogia, olu pelo menos uma grande utopia.
    Em tempo: Apoio o Paulo, mas daí a dizer que admiro os outros nomes citados é uma grande diferença. Não sou de tribo para obedecer quem está do meu lado. Questiono a todos, independente de bandeira. Admirar como amigo não quer dizer avalisar todas as condutas políticas, presentes ou passadas. Por gentileza, não me confunda nem me rotule, e por fim, acho que esse assunto já foi demais debatido e está perdendo o seu foco.

    ResponderExcluir
  4. Julinho, boa noite!

    Gostaria de dizer que esta covarde e pusil^nime pessoa que discuti inutilidades com você não é a verdadeira MARIA LÚCIA (NÃO É A DE AMPARO).
    Eu jamis confrontaria opiniões diversas da que expressei no mmeu post, e em nenhum momento teceria desairosos comentários, mesmo subliminares, contra pessoas que admiro e a quem reputo sérias e probas, muito diferentes das que aí estão.
    Dr. paulo, ricardo, Luizinho, são notáveis cidadãos, polêmicos mas verdadeiros, ao contrário da falsa "MARIA LÚCIA" que quer passar por outra pessoa, mostrando sua vertente de carater pequeno e personalidade sofrível.
    Agradeço o espaço e fique o registro que não costumo jogar pedras em árvore que dá frutos.

    MARIA LÚCIA (NÃO É A DE AMPARO)

    ResponderExcluir
  5. Meu bem,
    Tinha absoluta ceteza que não era você. O ignaro que ecreve se fantasia de divesos nomes querendo me desafiar e pretende monitorar nosso Blog. Pobre coitado.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.