segunda-feira, 12 de março de 2012

O SEGUNDO TURNO INVISÍVEL.



SOMAR OU DIVIDIR?

Em todas as conversas sobre política em Barra Mansa que presencio ou escuto, a tônica é muito similar: Todos admitem o fracasso do governo atual, todos almejam por uma mudança, todos rechassam o prefeito Zé Renato como administrador, todos lamentam a fragilidade econômica da cidade, todos comprovam a ineficácia do secretariado do prefeito, todos desconfiam da moralidade das pessoas ocupantes dos altos escalões, mas todos temem que o prefeito consiga reeleger-se. O motivo é a provável divisão de forças políticas devido ao grande número de pré-candidaturas. E é sobre isso que vamos ponderar nesta postagem, desviando um pouco da ótica do pessimismo que aflige a tantos formadores de opinião na cidade.

Primeiramente, lamento que nosso país possibilite a reeleição de prefeito mas que só promova segundos turnos em cidades com mais de 200 mil eleitores. Isso não contribui com o processo democrático e facilita a corrupção eleitoral e estimula a compra de votos. Várias cidades "pequenas" do país, devido as suas características econômicas, manuseiam verbas vultosas e isso remete para a possibilidade de compra de votos. Peguemos o exemplo de Porto Real: Uma cidade que tem uma das maiores receitas públicas "per-capta" do país conta com apenas 15 mil eleitores. Ora, supondo que possa existir uma administação leviana e malversadora, seria fácil tentar cooptar 3000 votos através de compensação financeira, o que representaria 20% do univeso eleitoral da cidade e facultaria uma reeleição atípica dos seus governantes e distorceria a vontade popular.

Creio que como a legislação permite a recondução do prefeito para o cargo e como ele sequer precisa ausentar-se do poder, a tendência natural é que na tentativa de reeleição, haja um eleição plebiscitária, com o povo optando se quer ou não continuar com o modelo de governo. Porém, com a possibilidade de vários candidatos no pleito, o prefeito atual, seja em que cidade for, quando não há segundo turno, fica numa condição muito privilegiada perante os demais, e não é esse o espírito da legislação brasileira nem coaduna com os despachos de nossos juristas. Esse regulamento que rege as eleições brasileiras desconhece cegamente a pluraridade partidária que a própria democracia possibilitou, mas que é renegada de forma prática na legislação eleitoral.

É justamente nessa falha de concepção legisladora que amparam-se todas as esperanças de Zé Renato e seu séquito permanecerem no poder. Coincidentemente e compreensívelmente, é justamente nas cidades onde o prefeito atual tem desempenho pífio e desaprovação alta, que várias pessoas tendem a candidatar-se o que controvertidamente, acaba sendo benéfico para a situação.

O caso de Barra Mansa também se engloba nessa seara, mas tem as suas características próprias e são nelas que depositamos as nossas esperanças.

Nunca, na história desse município, houve uma insatisfação tão generalizada e um desejo tão ávido de mudança administrativa. São quase doze anos dessa gente no poder e o extrato do resultado governamental é a baixa qualidade de vida, impostos altos, trânsito caótico, saúde deficiente, educação vergonhosa, terceirizações esdrúxulas e suspeitas, desvalorizações profissionais, abandono de investimentos, fechamento de empresas, desemprego, fuga de jovens, marginalização, desvios financeiros, dilapidações patrimoniais, buracos, ratos, dengues, desabamentos, drogas, tráficos, vexamens, assédios, enchentes, fracassos e mais fracassos. Nunca a estima do cidadão barramansense encontrou-se tão baixa. Porém, um contigente considerável de privilegiados ainda desfruta de salários gordos e ilícitos, nomeações, cargos públicos para o qual não são talhados, matrículas ilegais, estágios favorecidos, contratações abençoadas, vendas superfaturadas, comissões, etc...Esse é o QG básico do eleitorado do Zé Renato. Isso, com a adição de familares e amigos dos contemplados com as mordomias e facilidades, pode até chegar a 30% do eleitorado e esse número realmente abre uma possibilidade de vitória, mesmo assim, eu acredito piamente que a população esperará o quadro eleitoral definir-se de uma forma mais consistente para optar e oferecer o seu voto para aquele(s) que realmente comprovar(em) na reta final, as suas reais chances de vitória. O eleitor de Barra Mansa optará em peso pela mudança, mesmo que a mudança não recaia sobre o nome preferido de cada um, mas mesmo assim, será uma mudança, e é essa a prioridade coletiva do eleitorado e creio que ele não vai deixar-se engabelar novamente com as ladainhas pagas com nossos impostos e vendidas a alto preço nas mídias oficiais.

Porém, é preciso um lembrete e um pedido a todos os nossos pré-candidatos que se oferecem como alternativa de poder e mudança: NÃO PERMITAM QUE O VENENO DO GOVERNO CRIE ANTAGONISMOS IRREVERSÍVEIS ENTRE VOCÊS, POIS ELES FARÃO TUDO PARA ISSO. Apresentem as suas propostas de governo e os seus planejamentos para a cidade, mas saibam, acima de tudo, que o inimigo é comum, e todos sabem quem é. Não se ataquem frívolamente nem se 'queimem' desnecessáriamente. Barra Mansa não quer uma guerra política suja e anseia por propostas factíveis de governo que nos permitam em curto espaço de tempo retomarmos o nosso desemnvolvimento e voltarmos a acreditar nas possibilidades de nossa terra. O jogo começou. Se depender deles, será novamente sujo e rasteiro. Não podemos permitir.

Nosso eleitor merece mais, muito mais, e tenho muita confiança de que ele saberá retribuir quem respeitar a sua inteligência.

14 comentários:

  1. Eu já venho alertando há muito tempo, acabei de fazer um comentário no POST abaixo, enquanto a emoção estiver à frente da razão eles estarão com o poder. O Roosevelt poderá ser o candidato do "BEM",a ruptura da Ruthinha pode ser uma farsa, a suposta união Pandeló e Jonas visa desestabilizar a independência de novos nomes,e empresário em política nunca deu certo, enquanto isso o maior perdedor é BARRA MANSA.

    ResponderExcluir
  2. ELIETE disse...

    Sempre critico o modelo da turma do bem... bem safados, bem nepotistas, bem fdp!

    Minha esperança esta no novo e eu pretendia ir de Jonas, mas com Pandeló é impossível, ela foi o início do fim... lembram da maria José Bruno, da Cida Pedro, e outros?

    Minha campanha é contra a reeleição de qualquer político. Principalmente os vereadores omissos, covardes e fracos que temos na Câmara hoje, todos uns incompetentes, verdadeiros sanguessugas de nosso dinheiro.

    Então só resta o verdadeiramente novo, dividido em quem nunca foi político, eu estou estudando e vou verificar qual o melhor para a minha cidade:

    CLÁUDIO MANES ou PAULO COSENZA ? Hoje, minha bússola aponta para o Cosenza!

    ELIETE.

    ResponderExcluir
  3. FÁBIO COSTA COMENTA:

    Sr. Júlio eu quero parabenizar o Sr. pela postagem, que diz exatamente o que acontece na cidade, onde a maioria dos chamados políticos tradicionais pensam mais em sí próprios que na população e em Barra Mansa.

    Inês, Roosevelt, Zé Renato, Rutinha, Jonas e outros são incompetentes e querem o poder.

    Agora pode surgir alguém novo, que não tem compromisso com a politicagem.

    Espero que os novos sejam inteligentes e possam entender a grandeza da cidade, muito maior que os políticos.

    Cláudio, Tuca e Paulo representam as aspirações dos verdadeiros barramansenses e eu, pessoalmente, estou inclinado a mudar totalmente, abandonando para sempre os políticos profissionais (inclusive esta corja de vereadores) e votando numa pessoa que nunca foi política. Hoje o meu voto seria de PAULO CONSENZA.

    FÁBIO COSTA

    ResponderExcluir
  4. Pergunto:

    Por que o Jonas não se juntou ao Cosenza?
    Por que o Claudio, o Cosenza e o Jonas não formam um bloco oposicionista único?

    Agora juntar com rutinha cascata, pandeló....ai ficou difícil Jonas...

    Paulo será o próximo Prefeito, podem apostar...


    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que vai dar a coligação entre Pandeló/Jonas/Rutinha, mas não vejo com bons olhos esta união de quem fez parte do governo e é a atual vice prefeita com uma deputada e um presidente que faliu as ASBAM, nosso órgão.

    Vou votar no Cláudio.

    MARIANA

    ResponderExcluir
  6. Embora tenha achado boa sua posição, lamento constatar que os candidatos de Barra Mansa são muito vaidosos e vão se dividir.

    Inês, que já esteve na prefeitura, e foi mal, é deputada e deveria ter a humildade de lá continuar para dar chance a alguem novo.

    Não vejo qualquer possibilidade de vitórias de Rutinha, Tuca e Cláudio, um empresário que tem uma fortuna mal explicada.

    Restam, então o Juiz Paulo e Jonas, além do péssimo prefeito, que vai tentar a reeleição.

    Hoje, minha opção seria pelo juiz Paulo, pela novidade e inteligência e novidade que representa um Juiz na campanha e na prefeitura, onde as leis, pelo que leio e observo, não são respeitadas.

    Uma Leitora, nem do bem, nem do mal.

    ResponderExcluir
  7. Não há como comparar-se os candidatos.
    Disparado o Dr. Paulo é o mais preparado para governar os destinos de Barra Mansa, que necessita de alguém com úlso firme e que saiba resistir às pressões que um governante esta exposto.
    Zé Renato, fraco, não soube, assim como Inês capitulou ante ao PT, importando um secretariado medíocre sem nenhuma vinculação com a cidade.
    Jonas, por sua vez, não conseguiu manter a ASBAM um patrimônio do servidor, que foi à falência por incompetência e politicagem.
    Rutinha é a atual vice e as mazelas da educação pesam em sua folha corrida, pois sua irmã foi uma secretária apática, apagada e muito ruim.
    Cláudio e Tuca não me parecem indicados para o atual momento da cidade.

    MARIA LÚCIA (NÃO É A DE AMPARO)

    ResponderExcluir
  8. Á BEM DA VERDADE ....

    Não adianta voces da oposição sem bandeira ficar falando mal do governo. ele é muito bem avaliado e tem feito obras e mais obras nos bairros.
    Os índices de aprovação do governo só vem aumentando, a despeito da acirrada e covarde campanha que é feita pelo blog e pelo programinha xinfrim do café no bule, que ninguém ouve.

    José Renato vai ser reeleito e isto já esta sendo delineado pelos servidores que viram que Jonas não passa de um oportunista fracassado, Rutinha uma traidora, Inês uma pessoa que adora ferrar o povo - 400% de IPTU e agora 200% de aumento de tarifas públicas. Cláudio um empresário envolvido com esquemas ilegais e processado pelo MP, Tuca um traço na pesquisa e Paulo iludido.

    Voces deveriam ser menos covardes e não deixar o Juiz sair de uma carreira brilhante para se aventurar na política embalado por um bando do mau, tais como Julinho do banerj, Jefferson Lazinha, Quinzinho Amaral e Ricardo Paulistinha de m..., que vai ter que explicar de onde vem o dinheiro que ela tá torrando nesta aventura já fracassada.

    CM

    ResponderExcluir
  9. E vai ser o Paulo que vai botar na sua B...secretário falastrão, trambiqueiro, consultor cruzado com outros secretários corruptos, vendedor de patrimônio público...

    Aguarde...


    Felipe

    ResponderExcluir
  10. Sr CM, a MAIOR VERGONHA PARA UM HOMEM É A FALTA DE CORAGEM, denegriste a imagem de várias pessoas e aliviaste a do juiz, porque seu cagão, deves estar doido para ser seu eleitor, os covardes assim agem com os inimigos, porque amanhã pretendes ser um deles, seu banana!!!!

    ResponderExcluir
  11. Esse tal "CM" É UM CAGÃO, METE O PAU EM TODOS E FALA BEM DO JUIZ, isso deve ser um CORNO COM CHIFRE DO TAMANHO DE BOI CARRERO.hahahahaha!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. É impossível ficar calado ou deixar de comentar a atitude pusilânime do Sr. CM.

    Covarde, medroso, cínico, antiético, subserviente e capacho dos poderosos, levanta sua voz contra um ícone da educação no Município aEx Diretora Dona Matilde e, depois, medroso e marica, critica a todos, esquivando-se de comentar sobre o seu chefe incompetente e sobre o Juiz Paulo.

    Embora avesso a palavras de baixo calão, tenho que concordar com alguns comentaristas e dizer que o Sr. CM também é um cagão!

    PROFESSOR SAMPAIO.

    ResponderExcluir
  13. Bravo Professor Sampaio que descobriu o nome do CM; COVARDE MEDROSO!

    ResponderExcluir
  14. Julinho,

    Como é triste verificar que as pessoas, diante do processo eleitoral, ficam absolutamente irracionais.
    Veja o caso do CM, que não teria criticado o Juiz, no comentário acima.
    Os comentaristas que se manifestaram sobre o tema davam conta de que ele, necessariamente, teria que criticar o Juiz, mas por que?
    Parece que estamos diante das ilustrações de Gustavo Doré do inferno de Dante, autor da Divina Comédia.
    É surreal.
    A política não pode e não deve ser a arte de destruir personalidades .
    O CM apenas reconhece, como tantos outros, que o Juiz tem uma brilhante carreira na magistratura. Reconhecer um fato não significa concordar com as idéias ou projetos dessa mesma pessoa.
    Na verdade, o Dr. Paulo, durante doze anos construiu uma estrutura no judiciário local, que é reconhecida em todo Estado, como uma das melhores administrações de foros de todos os tempos. Tanto é verdade, que desde o Presidente do Tribunal, Des. Marcus Faver, passando por todos os sucessores, até o atual, Des. Manoel Alberto, nenhum o retirou dessa importante missão de gestão da unidade que administra.
    Por que isso? porque ele, reconhecidamente, é um bom gestor e um bom Juiz, que soube, com firmeza e elegância, colocar o Forum de Barra Mansa como, com certeza, um dos melhores de todo o interior, para não dizer o melhor, na opinião de alguns técnicos e funcionários do TJRJ,que por aqui transitam ou trabalham.
    Reconhecer isso é um fato. E contra fatos não existem argumentos.
    Portanto, ser adversário no pleito eleitoral não pode implicar em baixar o nível para acusações infundadas ou obrigatórias.

    UM ADVOGADO QUE GANHOU E PERDEU CAUSAS JULGADAS PELO JUIZ

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.