terça-feira, 27 de março de 2012

CENTENÁRIO? BANDEIRA? PREGUIÇAS? QUE TAL...



PRAÇA PREFEITO MOACYR CHIESSE!

Em 1874, chegava em Barra Mansa o botânico francês August François Marie Glaziou, convidado por Joaquim Leite, para projetar um parque no centro de Barra Mansa. Com o passar dos anos, nosso parque, símbolo municipal, sofreu sucessivas reformas. A primeira delas ocorreu em 1914, outra em 1922, outra em 1932, outra em 1949, outra em 1964 e a última em 1991. Nosso parque era inicialmente conhecido como ‘Jardim de Baixo’, já que havia o ‘Jardim de Cima’, hoje Praça Ponce de Leon. Em 1922, em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil, o Governo Municipal decidiu denominá-lo de ‘Parque Centenário’, tendo a Placa denominativa sido ofertada e colocada pelo Sr. Arthur Chiesse. Algum tempo depois, mudou-se a denominação para Praça Feliciano Sodré, em homenagem ao então Governador do Estado. Em 1932, no ano do Centenário de Barra Mansa, o Prefeito Izimbardo Peixoto, através de Lei Municipal, devolveu a denominação de ‘Parque Centenário’ ao logradouro, lei que vige até hoje, 80 anos após. A cultura popular apelidou o parque de Jardim das Preguiças, já que vários exemplares desses animais por lá habitam. Para aumentar a confusão, na entrada do parque e seu endereço oficial, figura o nome de Praça da Bandeira. Pausa.

Hoje, as prefeituras do Brasil contam com repasses estaduais e federais, como o ICMS, o FPM, royalties, e vultosas verbas destinadas para programas sociais, sejam na saúde, educação, cultura, entre outros segmentos de dispêndio financeiro. Mas houve um tempo que os municípios eram administrados somente com os impostos municipais, como o IPTU. Em Barra Mansa, nesse tempo de vacas magras, notabilizou-se um prefeito que embelezou a cidade e tornou-se lendário por sua preservação e inauguração de praças e jardins. Outras marcas indeléveis desse gestor, que chegou a ser deputado federal por nosso estado, eram a probidade e a moralidade no trato da coisa pública. Esse mesmo homem também teve participação ativa na vida do parque Centenário, visto que a reforma efetuada há 48 anos atrás nesse famoso jardim urbano, foi de sua autoria. Outra pausa.

Ligando os dois assuntos acima e tentando colaborar com o enriquecimento de nosso passado e a necessária valorização de nossos antecedentes que honraram suas passagens na história de nossa cidade, sugiro a alteração do nome do parque, acabando definitamente com o "imbroglio" nominal e batismal.

Bandeira? Não se vê nenhuma por lá. Centenário da cidade? Já se foram 80 anos e nesse período a cidade já foi sesquicentenária e caminha próxima ao bi. Preguiças? Apesar da popularidade do nome, tal alcunha denigre tão importante logradouro. Sendo assim, sugiro aos vereadores de Barra Mansa, que rebatizem tão importante local municipal para Praça Prefeito Moacyr Arthur Chiesse Nascimento, ou simplesmente, Praça Prefeito Moacyr Chiesse, nome especificamente abordado no segundo parágrafo de nossa postagem, com muito menos louvor do que o justo.

Quando efetuei essa sugestão, a poucos minutos, na secretaria da Câmara Municipal, prontamente o vereador Luis Antônio Cardoso, presidente do poder Legislativo, encampou a ideia e determinou a sua assessoria que providenciasse a confecção de projeto de Lei visando atender ao nosso pleito.

Agradeço ao vereador Luis Antônio Cardoso pela sua sensibilidade e agilidade. Agradeço aos demais vereadores que certamente aprovarão e subscreverão o projeto. Agradeço ao Professor Moacyr Chiesse por ter existido e ter sido merecedoura inspiração para minha proposta. Agradeço antecipadamente aos familiares do saudoso Prof. Moacyr, que certamente encaminharão brevemente um "curriculum vitae" do agraciado para o gabinete do vereador Luis Antônio Cardoso, para a necessária inserção no projeto de Lei. Agradeço a Academia Barramansense de História que certamente entenderá e apoiará o nosso aclame. Agradeço antecipadamente ao prefeito Zé Renato, que certamente, após o projeto ser aprovado e sancionado por ele, mandará produzir uma belíssima placa em bronze com o nome do homenageado em destaque apropriado e promoverá cerimônia a altura do feito, talvez até com a aposição de um busto em loas ao honrado professor. Agradeço a Deus por essa oportunidade de fazer justiça, relembrar e tentar manter viva na mente de nossos jovens, um exemplo íntegro de homem público e um caminho a se seguir na nossa sociedade, carente de referências que enalteçam a nossa história e o legado deixado por admiráveis seres humanos que por aqui construíram o nosso rico passado.

12 comentários:

  1. AUGUSTE FRANÇOIS MARIE GLAZIOU, Autor do projeto botânico deste parque e vários imperiais que se perpetuam como clássicos de nossa história, em BARRA MANSA poucos conhecem, existia no passado uma placa em vossa homenagem, não sei se encontra todavia; justa, nos dias atuais, mas como em minha infância, brinquei muito neste espaço em que desfrutávamos de carambolas, tamarindos, coquinhos que caiam de suas palmeiras imperiais que circundavam a totalidade das calçadas que ocupavam até onde hoje se estacionam os carros, que por sinal foram cortadas para se construir o estacionamento, diz-se das árvores frutíferas ali plantadas por este renomado botânico teriam por finalidade atrair pássaros silvestres que se alimentam destas, porém fora construido ali um pombal atraindo pombos que são predadores de pássaros e todo essa ignorância cometida foi idealizada por prefeitos de nossa cidade, que prefiro não citar nomes, fora uma agressão a preservação daquele importante lugar, como também a águia ali colocada de frente ao palácio Barão de Guapy, simbolizava a guarda dos poderes, como se pode observar se encontra hoje de costas, sendo assim colocada por alguma autoridade de nossa cidade, para finalizar devemos com humildade considerar que estamos nessa situação humilhante por vários desgovernos que tivemos com pessoas que não respeitaram a sabedoria, fazendo de nossa terra o que achavam melhor. Em memória ao professor Moacir quero esclarecer que não teve participação nestas malfeitorias, muito pelo contrário fora um dos Prefeitos que mais respeitaram aquele espaço merece esta homenagem.

    SÉRGIO SANTOS.

    ResponderExcluir
  2. Voce só pode estar de brincadeira!" E o pior ! É de péssimo gosto! A família Chiesse é um cancer na cidade, que sempre viveu encostada no poder público. Se acabar o poder público a família morre à mingua. E não são só eles, pois os Coutinhos também são da mesma laia.

    é uma vergonha querer mudar um nome tradicional. Se quer puxarssaco de morto ou prestar homenagem para ser mais suave, coloque o nome em outro lugar e não no coração da cidade que os Chiesse tanto mamaram.

    DR MÁRIO

    ResponderExcluir
  3. Suposto Dr. Mário,
    Só publiquei a sua nota desrespeitosa em respeito a todos que precisam ter ciência sobre o desrespeito que lhe diz respeito. Sempre foi a tônica de seus comentários.

    ResponderExcluir
  4. Certamente agradaria à Turma do Bem se batizassem o local como Praça Doutor Roosevelt Brasil Fonseca", não agradaria?

    Lembro de quando o PT quis batizar o Hospital da Mulher como "Hospital Santa Inês".

    ResponderExcluir
  5. Em tempo; aqui em Barra Mansa tem tantas ruas com nome de bandidos e pessoas que até mereceriam homenagem nem mesmo um beco com seu nome, poderiamos até citar mas o julinho pode não gostar.

    ResponderExcluir
  6. Familia Moacyr Chiesse27 de março de 2012 às 17:04

    Julinho estamos muito felizes e orgulhosos com a sua indicaçao, pois sabemos que e merecedoura, e agradecemos o carinho que voce sempre teve com nosso pai, mais saiba que era reciproco,ele sempre teve muita admiraçao por voce. Agradecemos tambem o vereador Luiz Antonio Cardoso,e a todos os vereadores que certamente aprovarao a indicaçao.
    Familia Moacyr Chiesse.

    ResponderExcluir
  7. Ser merecedor da admiração de um homem do quilate do Prof. Moacyr Chiesse, é uma das maiores dádivas que a vida pública me concedeu. Receber esse reconhecimento dos seus filhos, adiciona meu orgulho e me inebria de contentamento. Muito obrigado, mas creio que apenas tive a sorte de lembrar da oportuidade de nossa cidade retribuir o muito que nosso saudoso mestre nos ofereceu, sejam em ações públicas ou sejam em palavras carinhosas, gentilezas e ensinamentos, sempre acompanhados de sua sutileza ímpar e seu humor inenarrável e incomparável.

    ResponderExcluir
  8. Quero somar minha voz a de milhares de barramansenses que reconhecem,saudosamente, o grande homem público que foi MOACYR CHIESSE.

    Embora muito pequeno, tive a alegria de acompanhar o PROFESSOR MOACYR,PREFEITO, quando meu Pai - FRANCISCO - era vereador e, depois, como vereador e MOACYR, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, sendo testemunhas dos serviços relevantes prestados para Barra Mansa.

    Rendo homenagens, também, à toda a sua família honrada e digna.

    A falta de memória, infelizmente, leva ao estado em que estamos, pois certamente os bons exemplos não deveriam ser olvidados, mas seguidos pelos administradores subsequentes.

    Merecidamente, PRAÇA MOACYR ARTHUR CHIESSE - " O PREFEITO BOA PRAÇA" .

    RICARDO MACIEL

    ResponderExcluir
  9. Julio

    Parabéns pela iniciativa....

    Gostaria de sugerir o nome de -ALVARO LUIZ CARÉLLI, uma das pessoas mais cultas desta Cidade que idealizou a Fundação Educacional de Barra Mansa-FEBAM, para o nome do futuro Colégio do CEI no antigo campo do Barra Mansa.

    Seria mais que justa a exemplo da homenagem ao professor Moacir.


    abs



    Jefferson Marinho

    ResponderExcluir
  10. Aí já é demais!!!! Álvaro é o Carelli...
    Se já não bastasse o Moacir ainda quer homenagear este imbecil do Carelli.
    só mesmo uma lazinha que teria uma ideia maluca desta.
    Aquele Colégio, por justiça, tem que levar o nome de Roosevelt Brasil Fonseca, seu idealizador, que vai dotar a cidade de um colégio lindo, bonito e que preparará nosso jovens para um futuro brilhante.

    DR. MÁRIO

    ResponderExcluir
  11. Que agressão a memória do Saudoso Alvaro Carélli a pessoa mais inteligente que comandou a Educação em Barra mansa(FEBAM), agora vir falar de ex prefeito capixaba que entregou a educação para coc, nutri...que repassou mais de R$ 6.000.000,00 para ong de sua esposa...Tá de sacanagem Dr. Mário...



    B.Rodrigues

    ResponderExcluir
  12. As preguiças são tão meigas, não brigam, não discutem,são tão fofinhas, e merecem a homenagem dos barramansenses que sempre chamarão esse parque de Jardim das Preguiças!

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.