quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PENEDO.

Ana e sua simpatia ímpar.

DUENDES EXISTEM.
Fazem anos que venho à Penedo regularmente. Comer, passear, dormir, ouvir bons sons, fazer compras, principalmente exotéricas, são os deleites mais apreciados por este blogueiro neste início de Serra, só espero que não mudem o nome de Serra de Penedo pra Dilma de Penedo.
Por ser freqüentador contumaz me dou o direito sagrado de fazer críticas e indicar aos meus amigos os locais que considero mais adequados.
Neste final de semana prolongado onde fiquei de sexta-feira até ontem na terrinha pertencente à Itatiaia, conheci novos lugares e revisitei outros tantos. Por Penedo não estar completamente lotada como habitual, foi interessante poder fazer uma análise isenta.
Fui feliz no Koskenkorva e muIto mais no Truta Viva. Marti (Koskenkorva, finlandês) e Ana (Truta, carioca da gema) são duendes vivos que nos resgatam a esperança e a poesia de vier. Mexicalli é interessantíssimo. Pérgola e Haikai são fantoches. Girassol é bom como sempre sem surpresas. Pé de Canela é o boteco do local. Não para nem para olhar o Korvapuusti.

TEM QUE IR:
VERNISSAGE
(O local, o ambiente, a decoração, a adega, os pratos, o charme, o rio ao lago, os pássaros, os animais, o bom atendimento, o cardápio variado e perfeito, a música, enfim, tudo, tornam o Vernissage o restaurante mais perfeito do interior do Estado. A truta salmonada quatro queijos é de comer orando, assim como diversas especialidades do requintado e aprazível local. Paga-se um pouquinho mais caro, é verdade, mas um raro prazer não tem preço tabelado. Aprecia-se no local, que também é galeria de arte, obras muito interessantes).
TRUTA VIVA (Agradabilíssima surpresa. Lá no alto Penedo, encontra-se este local aconchegante, ecológico, verdejante e saboroso. O cardápio é variado mas evidentemente que as especialidades são peixes, porém como-se um filet mignon decente no ambiente ao som da natureza e de músicas escolhidas a dedo com muito bom gosto. Mas o destaque da casa vai para a simpatia de sua proprietária, Ana, que tem carisma, carinho e charmes inatos e fazem da visita ao local um momento de deleite e sofisticação. É obrigatória a visita ao restaurante. Quem aprecia a pesca também passa bons momentos com segurança e aventura).
KOSKENKORVA (Outra surpresa impagável. Martti, o proprietário finlandês é um exímio escultor e faz maravilhas com madeira bruta, e sua arte fica exposta em todos os ambientes do local. O som também é escolhido com bom gosto e o cardápio oferece várias opções interessantes e únicas. As entradas são saborosas e bem servidas e a vodka finlandesa no gelo é pedida essencial para o devido usufruto do local. O fondue de carne é perfeito e os preços são justos)
JAZZ VILLAGE BISTRÕ (Aqui também a arte impera, mas na forma de música. Sempre, com muita luta e determinação, a casa oferece espetáculos de virtuosos artistas. Para acompanhar uma seleta carta de vinhos e pratos esmerados fazem deste local um referencial musical. Se você ser sorte, pode até esbarrar com Stanley Jordan por lá. É verdade. Não há artista de bom calibre que não tenha na casa um porto seguro para velejos de arte).
GIRASSOL (Para quem não quer arriscar. Nos sábados, domingos e feriados, no almoço a casa oferece um buffet de preço acessível e qualidade inquestionável. Camarão, bacalhau, frutos do mar em geral, feijoada, entre outras iguarias variadas, permitem que cada um se sinta à vontade e coma com prazer garantido. Ambiente espaçoso e confortável retocam a qualidade do restaurante).
AGLIO E OLIO (É a opção mais procurada hoje em dia por quem aprecia gastronomia em Penedo. Variadas especialidades se fundem na casa sem que hajam erros. O salmão com molho de maracujá merece pagamento dobrado).
MEXICALLI (Mais um surpresa gostosa. O atendimento é impecável e feito com rapidez e simpatia. Os exóticos pratos são saborosos e não há porque se assustar com a pimenta pois existem opções variadas com tempero ao gosto do freguês. Os preços são acessíveis e a casa fica num excelente ponto. Tacos e mujitos são obrigatórios).
DOC (Na maior parte das vezes você certamente terá boa música ao vivo, um atendimento correto e preços de mercado. Bebidas confiáveis e pratos feitos com esmero são a garantia da casa. Recomendo o medalhão à vinho e uva. Simplesmente sensacional).

SE DER SORTE:
BELLA CITTÁ (Comida boa, preço justo, boas acomodações. Os pratos variam de acordo com o cozinheiro de plantão e por isso, há risco de desapontamento).
PARRILA (Correto na qualidade. Fraco no atendimento)
JARDIM SECRETO (Um dos tradicionais preferidos. Eu particularmente nunca dei muita sorte no local. Talvez pela carga negativa que o local carregue por ter sido palco de reuniões condenáveis durante a ditadura militar).
PÉ-DE-CANELA (Lugar para paquerar, descontrair, e se der sorte, ouvir boa música. É o “point” para quem quer ver e ser visto. Os garçons são muito simpáticos e divertidos.
GUELA SECA (Outro local que se você tiver com sorte, apreciará boa música. No mais, sem surpresas. Cardápio básico e bebidas variadas.)
COSTA (Para quem gosta de pizza e não tem um nível de exigência muito grande, a casa atende sem problemas).
CERVEJARIA BRASIL (No final da noite para quem gosta de esticar. Não espere nada mais)

SÓ DEUS:
MINEIRINHO
(Devia se chamar Gauchinho, pois de comida mineira mesmo, se vê pouco. Mais um churrascaria disfarçada e de qualidade e atendimento questionáveis. Nuvens de fumaça gordurosa podem ser observadas a qualquer hora do dia)
FRITZ (Já foi coqueluche, hoje, nada demais, a não ser o preço em conta).

CORRA:
HAI-KAI
(Japonês mal-servido, caro, metido à besta e sem qualidade. O atendimento é sofrível).
KOVANPUUSTI (Um roubo sem justificativa. Uma dose de Absolut com os dez por cento é vendida à R$25,00. Local para otários e desavisados)
PÉRGOLA (Belíssima decoração. Ambiente romântico. Preços nas alturas, empáfia idem e mau-caratismo no atendimento. Servem na maior cara de pau, pedaços gordurosos o ossudos de carne inferior com apelido de filet mignon. Não perca seu tempo nem seu dinheiro. Simplesmente evite).

Penedo oferece outras opções interessantes como o WEIN STUBLE, o PARMEZON, O SOSO’S BIENGARTEN na cozinha internacional, o COM ÁGUA NA BOCA E O CAMPONESA (brasileira), o GIARDINO DEL NAPOLI, o TRIESTE E o GILÓ (italiana), o REI DAS TRUTAS, o BUCANERO (pescados), entre outros, mas fica para uma próxima visita.

8 comentários:

  1. Boas dicas gastronômicas Júlio! Também considero o Vernissage o melhor restaurante de nossa região! Nunca me decepcionei com nenhum prato que comi e o ambiente é um show a parte! No Mexicalli também indicaria o Burrito de Camarão que é um verdadeiro manjar! Durante a semana rola um rodízio que faz qualquer um passar mal de tanto comer! O Pé de Canela já foi mais animado (antes de um vizinho mala ditar a lei do silêncio depois das 22:00hs, parece até uma cidade que a gente conhece bem..rsrs), mas ainda é uma boa opção, principalmente quando rola uma música ao vivo! O Bom Paladar e o Braseiro Gaúcho também são boas opções! Também concordo que o Pérgola é o maior mico! E para quem gosta de um bom sanduba, os da Dona ULA (Escandinávia) são os melhores da região! Vale provar o Dom Rodrigo e o Pitzburguer! STs Eder

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Que surpresa maravilhosa ver, aqui, o nosso trabalho feito com tanto carinho ser recebido com o mesmo sentimento e valorizado tanto!
    Vale a pena se dedicar quando ainda existem pessoas que sabem valorizar a dedicação!
    Muito obrigado, queridos amigos!

    Visitem o nosso blog:
    www.restaurantevernissage.blogspot.com

    Um forte abraço,
    Franklin & Venício

    ResponderExcluir
  3. querido JUNINHO...fico surpreso com seu comentário tão contundente sobre o Pérgola Resto Lounge,me parece que vc não o visitou ou não conseguiu lugar para jantar ou até mesmo seus recursos financeiros não foram suficientes.
    Nunca em tempo algum vc ou quem quer que seja comeu no Pérgola Resto Lounge este Filé que vc acabou citando,de qualquer forma um Restaurante onde a Chef é a única Representante da FIC ( federação Italiana de de cozinha )em nossa região,jamáis cometeria esta indelicadeza.Não li que vc reclamou na hora sobre o filé...pessoas elegantes e de fomação culinária teriam imediatamente chamado o maitre ou a própria Chef e feito a reclamação e não se esconder em um blog onde o nome principal se chama JUNINHO.Vc está convidado para vir ao nosso Restaurante Jantar,tomar um vinho e ouvir uma boa música...esqueci de dizer,no )0800 tá...forte abraço.Jorge Cunha ( esqueci também, não sou anônimo )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Jorge Cunha,
      Apesar de toda indelicadeza utilizada por quem, ao meu entendimento, tem alguma ligação com o Pérgola Resto Lounge, respeito parte de sua opinião. O ambiente é realmente maravilhoso e o som do piano enobrece qualquer degustação a ser feita. Mas tenho que concordar (em parte também, diga-se de passagem) com o Sr. Julinho. Os pratos, de fato, estavam aquém do esperado. Me dirigi ao local para fazer uma degustação de vinhos e para minha surpresa, ao pedir a conta, fui informada de que teria que pedir algum prato pois a casa não servia somente bebidas (!). Enfim, tive de pedir uma entrada qualquer, apesar de já estar satisfeita. Além do valor exorbitante, diga-se de passagem, do couvert artístico, que não é opicional, mas o pianista só tocou na primeira meia hora que estive no local. Enfim, não recomendarei, muito pelo contrário, direi para que passem beeeem longe do Pérgola. O valor absurdo não paga nem de longe pelo ambiente "enfeitadinho". Ah! E antes que me esqueça, meu nome é Clarisse Palomanes, e eu também não sou anônima.

      Excluir
  4. Meu nome é Júlio César Fialho Esteves, e tenho orgulho de ser chamado de Julinho. Agradeço o convite, mas o declino, e tenho prazer de passar por essa espelunca sem sequer olhar para o lado esquerdo. Minha reclamação foi para um baixinho que supostamente era o proprietário, aliás, afirmou ser e ainda afirmou ter adquirido o café quase em frente. Se vc for o tal do Jorge Cunha, lhe recomendo que não fale tantas besteiras sobre Gramado, afinal conheço bem e morei por lá, e as árvores natalinas custam bem menos do que vc afirmou pagar.
    Lugar para jantar tinha de sobra, aliás so três mesas estavam ocupadas, o que não me surpreende.

    ResponderExcluir
  5. Julinho, também tive o desprazer de jantar neste tal Pérgola de Penedo, no último final de semana prolongado. Que pena não ter lido isto antes de jantar ali. O cardápio servido foi honesto, o ambiente é bonito, um pouco excessivamente decorado para fazer parecer um restô europeu, mas bem, bonito, embora um pouco vazio de clientes. O que nos desagradou a todos na mesa foi o preço realmene abusivo e caro, para uma comida da qualidade que comemos. Podem até ter uma chef famosa, a única da região como li acima, mas Santo Deus, que preço exorbitante, mesmo para nós acostumados com os valores dos bons restaurantes de SP. Ainda, pra piorar, tivemos que suportar um pianista tocando uma música alta e chata, ao nosso lado o que nos incomodou um pouco, mas ok, resolvemos não querer parecer chatos e aguentamos a música, mesmo porque adoramos música clássica. Explico: ele não estava ali quando chegamos, nem nada. Começou a tocar quando fizemos os pedidos e mal podíamos conversar mais. O chato foi que realmente não sabíamos que a casa tinha pianista e, para espanto e total surpresa ruim, a conta do tal couvert, nada avisado antes para nós, era nada menos que R$ 30,00 por pessoa...imagina, pagamos, sem querer, sem sermos avisados nem nada, R$ 90,00, altíssimo e nada honesto achei a tal cobrança, assim do nada, no final do jantar....Era couvert artístico, mas ninguém tocava quando chegamos no recinto. Ao fazermos o pedido, o tal pianista começou a tocar e sequer fomos avisados que haveria uma cobrança. Um desrespeito ao cliente, pensamos todos boquiabertos ao ver a conta. Coisa feia e deselegante, pensamos, mas pelo tom da resposta deste comentário acima do Dono do local creio eu, acho que a única coisa que valha a pena é realmente evitar o local e espalhar a má notícia. Realmente o Vernissage é nota 10 e o Jardim Secreto também achamos muito bom, elegante, boa comida e preço adequado e justo. Não sabia da questão que você levantou sobre o local, mas fomos mt bem atendidos e comemos e bebemos muito bem. Obrigada e Pérgola jamais, que má lembrança e sensação de termos sido lesados restaram, que triste..Joyce S. - São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Julinho, concordo completamente com seu comentário sobre o Pérgola. Jantei uma única vez, mesmo tendo muita condição de pagar, não acho que seja justo o valor cobrado. Não volto e não recomendo!! Achei deselegante e infeliz o comentário do sr. Jorge Cunha. Piorou ainda mais a imagem do local. Jamille Ciotti - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  7. Dificilmente escreveria aqui no blog, mas diante do comentário do Pérgola na página, gostaria de dizer que além dos preços serem arrogantes, comi com meu marido um filé mignon e o filé veio com plástico no prato! Sei como se faz um filé e a chefe moldou o filé para fazer um medalhão e esqueceu de tirar o plástico do prato após o seu cozimento. Avisamos ao maitre e ele fez uma cara de desespero, mas depois voltou dizendo que conversou com a chefe e que era normal o plástico ficar no prato e que o mesmo era comestível! Quase levantei e fui embora, mas achei tão interessante ver a postura do local, que pelo preço e decoração se acha superior aos demais locais, mas erra feio em uma coisa super simples e não teve o cuidado de fazer outro prato, oferecê-lo como cortesia ou mesmo a chefe vir a mesa pedir desculpas e explicar o fato, pois desconheço dieta a base de plástico. Também não sou anônima. Gisele Vittorazzi.

    ResponderExcluir

Por favor, nosso Blog não aceita mais comentários não identificados. Por obséquio, realize seu registro. Grato.